
Foto: Manhcester United
O Manchester United anunciou o plano de construção de um novo estádio com capacidade para 100 mil pessoas, num custo estimado de 2,4 mil milhões de euros. A anterior casa tinha alguns problemas de estrutura. "Old Trafford guarda muitas recordações especais, mas temos de ser corajosos", disse Alex Ferguson.
Depois dos rumores, o Manchester United confirmou no site oficial, esta terça-feira, que vai avançar para a construção de um novo estádio que sucederá ao Old Trafford, edfício que acolhe os vermelhos de Manchester desde 1910. A nova estrutura terá capacidade para receber 100 mil adeptos, projeta-se que esteja erguida em 2031 e terá um custo estimado de 2,4 mil milhões de euros.
"O dia de hoje marca o início de uma viagem incrivelmente emocionante para a construção daquele que será o maior estádio de futebol do mundo, no centro de um Old Trafford renovado. O nosso estádio atual serviu-nos brilhantemente durante os últimos 115 anos, mas ficou atrás dos melhores estádios do desporto mundial. Ao construir junto ao local existente, poderemos preservar a essência de Old Trafford, criando ao mesmo tempo um estádio verdadeiramente moderno que transforma a experiência dos adeptos, a poucos passos da nossa casa histórica", defende Jim Ratcliffe, dono do Manchester United.
"Igualmente importante é a oportunidade de o novo estádio ser o catalisador da renovação social e económica da zona de Old Trafford, criando emprego e investimento, não apenas durante a fase de construção, mas de forma duradoura quando a zona do estádio estiver concluída. O Governo identificou o investimento em infraestruturas como uma prioridade estratégica, em especial no norte de Inglaterra, e estamos orgulhosos de apoiar essa missão com este projeto de importância nacional e local", acrescentou.
Também Alex Ferguson, lenda dos red devils, olha com bons olhos para uma nova era: "O Manchester United deve procurar sempre o melhor em tudo o que faz, dentro e fora do campo, e isso inclui o estádio onde jogamos. Old Trafford guarda muitas recordações especiais para mim pessoalmente, mas temos de ser corajosos e aproveitar esta oportunidade para construir uma nova casa, preparada para o futuro, onde se possa fazer nova história", comentou.
O clube anunciou que esta obra poderá potenciar a criação de 92 mil postos de trabalho, mais de 17 mil novas casas, acolher 1,8 milhões de visitas anuais e gerar um retorno de 7,3 bilhões de libras (cerca de 8,7 bilhões de euros).
O atual estádio da equipa orientada por Ruben Amorim tem apresentado alguns problemas de estrutura como fugas de água na cobertura das bancadas.

