Viana do Castelo

Atletas de 22 nacionalidades correram na Meia Maratona Manuela Machado

Atletas de 22 nacionalidades correram na Meia Maratona Manuela Machado

Perto de quatro mil atletas de 22 nacionalidades correram este domingo mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado, enchendo a cidade de Viana do Castelo de cor e animação.

Foi "a maior e mais internacional prova de sempre", com os galegos a participar em força. "Cerca de mil atletas oriundos de vários pontos da vizinha Galiza" prestaram prova, segundo o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa. "É a grande festa do atletismo em Viana do Castelo. É a nossa maior prova e que conta também para o calendário espanhol", disse o autarca, destacando: "Foi a maratona mais internacional de sempre. Significa que é uma prova madura e tem uma grande repercussão internacional".

José Maria Costa afirmou ainda que a 22ª edição disputada este domingo e que foi vencida pelo portugueses Luís Saraiva do Sporting Clube de Braga (masculino) e Solange Jesus do Sporting Clube de Portugal (feminino), "é uma grande homenagem à grande campeã Manuela Machado". "Além de ser a nossa campeã, com grande prestígio e orgulho dos portugueses, é também aquela que tem dinamizado um grande projeto educativo na promoção do desporto e do atletismo em Viana", frisou.

Antes da partida foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem do piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida há uma semana durante a sua participação no Rally Dakar2020.

"Há gente que, se calhar, queria que isto corresse mal, mas sou imune e surda nestes dias"

A atleta organizadora (campeã mundial de maratona em 1995 e campeã europeia em 1993 e 1998) manifestou a sua "alegria e gratidão" pelo sucesso da prova com o seu nome. E disse: "Há gente que, se calhar, queria que isto corresse mal, mas sou imune a essa coisas. Sou surda nestes dias. O que eu quero é que quem gosta de mim, esteja comigo e quem gosta de Viana esteja aqui".

Manuela Machado, comentou de resto a importância da presença em peso dos galegos este domingo naquela cidade. "Falei com vários e eles dizem-me que é das provas mais bem organizadas que conhecem e que já é um clássico no calendário deles e não podem faltar", referiu.

Entre a corrida com cerca de 21 quilómetros e a caminhada com cinco quilómetros em plena cidade, participaram cerca de cinco mil atletas. O evento é organizado pelo clube Cyclones Sanitop de Manuela Machado e pela Câmara Municipal de Viana.

Outras Notícias