O Jogo ao Vivo

Tóquio 2020

Australianos em isolamento após caso de covid-19 de Sam Kendricks

Australianos em isolamento após caso de covid-19 de Sam Kendricks

Três membros da equipa australiana de atletismo vão continuar em isolamento, enquanto os restantes podem retomar as suas rotinas, após terem sido colocados em isolamento, na sequência do caso de covid-19 do saltador com vara norte-americano Sam Kendricks.

"Os elementos da equipa australiana de atletismo na Aldeia Olímpica foram autorizados a regressar às suas rotinas habituais, depois de terem estado isolados nos seus quartos como medida de precaução", indicou o Comité Olímpico da Austrália (AOC), em comunicado.

O organismo detalha que a "luz verde" para o fim do isolamento de 54 membros da equipa, entre os quais 41 atletas, aconteceu depois de três dos elementos da delegação australiana terem sido submetidos a testes PCR, "após um contacto breve com o atleta norte-americano que testou positivo à covid-19".

"Os três deram negativo nos testes PCR realizados esta tarde, enquanto os seus companheiros permaneciam nos quartos, em linha com os protocolos do AOC", prossegue a nota, indicando que esses três elementos, todos vacinados, permanecem em isolamento e serão testados diariamente.

De acordo com os media australianos, o saltador Kurtis Marschall foi confirmado como um contacto próximo, uma vez que nos últimos dias treinou com Sam Kendricks, mas o AOC não revelou os nomes das três pessoas em questão.

"Serão autorizados a retomar os treinos, sujeitos aos protocolos restritos que restringem os seus contactos com outros. Neste momento, está previsto que todos os atletas possam competir como planeado", conclui o comunicado.

Sam Kendricks, bicampeão mundial de salto com vara (2017 e 2019), foi forçado a desistir dos Jogos, após ter testado positivo ao novo coronavírus, informou o comité olímpico dos Estados Unidos, algumas horas antes do comunicado australiano.

PUB

Sam Kendricks, de 28 anos, era apontado como um dos favoritos à conquista da medalha de ouro no concurso de salto com vara, juntamente com o sueco Armand Duplantis, recordista mundial da disciplina.

"Estamos tristes por confirmar que Sam Kendricks testou positivo para a covid-19 e não poderá competir nos Jogos", escreveu o comité olímpico dos EUA na rede social Twitter, dois dias antes da qualificação para o salto com vara, marcada para sábado.

O saltador norte-americano, medalha de bronze no Rio2016, foi colocado em isolamento num hotel, refere ainda o comité olímpico norte-americano.

As provas de atletismo têm início na sexta-feira e prolongam-se até 8 de agosto, último dia de Tóquio2020, adiado para este ano devido à pandemia de covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG