Desporto

Benfica-Porto, um jogo mais importante do que o próprio futebol

Benfica-Porto, um jogo mais importante do que o próprio futebol

Com o nulo do Sporting no Estoril, quem vencer o clássico pode ultrapassar o leão na tabela. No F. C. Porto, Quaresma começa no banco; no Benfica, Artur e Oblak alimentam dúvida na baliza.

Arrigo Sacchi, treinador italiano, dizia que "o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes". Mas o Benfica-F. C. Porto tem uma ligeira variação, porque é quase mais importante do que o próprio futebol. Pela rivalidade, é o jogo maior do campeonato português, mesmo que esta época seja diferente das anteriores. Antes, era um confronto direto entre as duas melhores equipas da Liga, agora é um duelo entre dois dos três melhores conjuntos da tabela. Porque o Sporting é um adversário de peso nesta luta, mesmo que este sábado tenha empatado com o Estoril.

Igualados em pontos, este clássico é quase uma homenagem aos saudosistas. Joga-se à tarde, a lembrar os tempos em que Eusébio se transformou numa lenda planetária. Hoje, o "Pantera Negra" será lembrado, uma semana depois de ter falecido. E aqui reside a dúvida: o choque da partida do ídolo é um fator de motivação para o Benfica ou aumenta a pressão sobre a vitória? No F. C. Porto, até pela cultura do clube, seria um fator de união e transcendência.

Do lado dos dragões, os adeptos esperam a transcendência de Quaresma, mas terão de se fixar em Jackson. A magia de Harry Potter fica no banco, como confirmou o treinador, porque o onze apenas terá uma novidade: Otamendi vai jogar em detrimento de Maicon. No Benfica, a dúvida anda em torno do guarda-redes, se Oblak se mantém na baliza ou é rendido por Artur.

Hoje, o clássico não decide o campeonato. Não tem a mesma carga emotiva do último, quando Kelvin se transformou no Eusébio do F. C. Porto. Mas vai mostrar quem é o rival mais forte ou se o dragão tem argumentos para vencer o primeiro jogo da época em Lisboa. Independentemente disso, espera-se ver muita chuva no relvado. Uma chuva de golos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG