Desporto

Benfica-Sporting joga a liderança do campeonato

Benfica-Sporting joga a liderança do campeonato

Desta vez, não houve polémicas sobre a nomeação do árbitro nem ataques entre dirigentes. Mas a antecâmara do dérbi lisboeta (20.15 horas, Sport TV1) teve o sal e a pimenta dos grandes momentos. Tudo por causa da célebre rede de segurança para isolar os 3425 adeptos do Sporting.

Esta noite, há jogo quente na Luz e a fazer lembrar os tempos em que o Benfica e o Sporting repartiam o domínio do futebol português. É quase como viajar no tempo a partir de uma simples tabela classificativa. Um ponto separa a águia do leão e um triunfo coloca qualquer um deles na liderança da Liga. Por aqui já dá para medir a importância do dérbi lisboeta, que volta a ser preponderante nas contas do primeiro lugar, o que já não acontecia desde 2004/05. Exactamente no ano em que Luisão - está convocado, mas não vai jogar por lesão - deu o triunfo e o título aos encarnados na penúltima jornada.

Desta vez, a apimentar o jogo parece não haver rivalidades entre os jogadores, mas uma gaiola que desencadeou longas conversas ao longo da semana e que se transformou num caso inédito no futebol português. Não é mais do que uma solução mista de rede e fibra de vidro para isolar os 3425 adeptos do Sporting na Luz. A bem da segurança, dizem as águias. A verdade é que o caso gerou tensão num jogo que tem algumas curiosidades: o Benfica é a melhor equipa da Liga em casa, onde soma cinco vitórias em outros tantos jogos; o Sporting é o melhor conjunto fora de portas, onde regista quatro triunfos e um empate. Os dados estão lançados para uma possível chuva de golos: nos últimos dez dérbis, marcaram-se 31 golos: média de três por jogo. O espectáculo promete...

Outras Notícias