Fórmula 1

Bottas bate Hamilton em casa e conquista décima "pole" da carreira

Bottas bate Hamilton em casa e conquista décima "pole" da carreira

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conquistou este sábado a décima "pole position" da temporada, ao bater o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) por apenas seis milésimas na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Bottas registou o tempo de 1.25,093 minutos, conquistando pela quarta vez o direito de sair do primeiro lugar da grelha de partida esta temporada e impedindo o companheiro de equipa de conquistar a sétima "pole" em casa, o que seria um recorde.

De acordo com os promotores da Fórmula 1, nesta décima prova da temporada registou-se a margem mais curta de sempre em qualificação em quase uma década.

O terceiro classificado, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) foi o terceiro, a apenas 79 milésimas de Bottas, sob o olhar atento do treinador de futebol José Mourinho, uma das figuras presentes no "paddock".

Ao lado de Leclerc na segunda linha da grelha vai partir o holandês Max Verstappen (Red Bull), depois do incidente entre os dois na corrida de há duas semanas, na Áustria, que valeu a vitória ao piloto da Red Bull. Hoje, Verstappen ficou a 183 milésimas de Bottas.

O francês Pierre Gasly, no segundo Red Bull, foi o quinto classificado, batendo o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que não foi além do sexto lugar da qualificação, a 694 milésimas de Bottas.

Os seis primeiros classificados da sessão de hoje ficaram abaixo do recorde do circuito britânico, estabelecido por Lewis Hamilton em 2018, em 1.25,892 minutos.