Desporto

Brasil esmagou o Uruguai

Brasil esmagou o Uruguai

Japão foi o primeiro país a apurar-se, seguido da Austrália e da Coreia do Sul.

O Brasil deu um passo importante na corrida ao Mundial 2010, ao golear fora o Uruguai (4-0), na qualificação sul-americana. O Brasil igualou, à condição, o Paraguai - jogou esta madrugada com o Chile. Com a derrota, a primeira em casa frente ao escrete nos últimos 33 anos, o Uruguai segue fora do lugares de apuramento directo e pode perder o quinto posto, que dá acesso ao play-off.

O primeiro país a qualificar-se para a África do Sul foi o Japão, graças ao triunfo fora sobre o Uzbequistão (1-0). Os japoneses foram imitados pela Austrália, também do Grupo 1, que cumpriu o mínino, ao obter um nulo no Qatar, e pela Coreia do Sul (Grupo 2), vitoriosa (2-0) nos Emiratos Árabes Unidos. Os sul-coreanos garantiram a oitava presença numa fase final do Mundial antecipadamente graças ao empate sem golos registado no Coreia do Norte-Irão. Fica a faltar uma vaga directa no Grupo 2, que ainda pode ser da Arábia Saudita, de José Peseiro. Os dois terceiros vão jogar um play-off para determinar quem jogará com a Nova Zelândia uma vaga na fase final.

Na zona africana, segunda jornada, segunda vitória dos treinadores portugueses Humberto Coelho (Tunísia, Grupo B) e Paulo Duarte (Burkina Faso, Grupo E). Os tunisinos bateram, em casa, Moçambique (2-0) e o Burkina Faso ganhou no Malawi (1-0). Segundo triunfo também para o Gabão (3-0 ao Togo), que passou a liderar isolado o Grupo A.