O Jogo ao Vivo

Liga Europa

Bulgária: Gasolina barata e estádios abertos há cinco meses

Bulgária: Gasolina barata e estádios abertos há cinco meses

Bulgária foi fortemente atingida pela covid-19, mas está reerguer-se, muito graças ao turismo.

O país que recebe, esta quinta-feira, o jogo do Braga é um dos mais pobres da União Europeia, onde o ordenado mínimo não chega aos 300 euros, com o preço da gasolina a rondar os 1,2 euros/litro.

PUB

Mesmo sabendo-se que a Bulgária tem sido muito afetada pela pandemia, há cinco meses que o público regressou aos estádios de futebol, sem limitações de assistência, enchentes frequentes, mas poucas regras de segurança e de higienização. Este país dos Balcãs é o quinto do Mundo mais atingido pela covid-19, com 320 mortos por cada 100 mil habitantes, sendo que, na Europa, o registo é apenas superado por Bósnia (339) e Macedónia do Norte (322). Já faleceram mais de 22 mil pessoas, isto numa população de cerca de sete milhões.

A Bulgária ocupa o último lugar entre os países da União Europeia em termos de vacinação anti-covid 19. Só 18% da população com mais de 18 anos recebeu pelo menos uma dose. E só 16,2% dos búlgaros adultos têm a vacinação completa.

O Sporting de Braga vai jogar numa cidade pequena, com 47 mil habitantes e movimento reduzido, sem limites de circulação. Há locais com forte implementação turística, como Varna, a cerca de 120 quilómetros de Razgrad, junto ao Mar Negro e onde a equipa aterrou anteontem, num voo charter oriundo do Porto.

Mas na capital Sofia tem havido contestação do povo nas ruas, face ao aumento do preço do gás natural. Para um cidadão português entrar no país não é preciso passaporte e não há exigência de teste a quem comprove ter a vacinação completa à covid-19.

Capitão otimista

Ricardo Horta mostrou-se confiante na abordagem ao jogo de hoje. "Sinto a equipa muito preparada. Queremos o primeiro lugar no grupo e por isso é fundamental vencer aqui", disse o capitão do Braga.

Claude atento

Claude Gonçalves, luso-francês que joga no Ludogorets, acredita num bom resultado. "É importante para as duas equipas . Não há favoritos. Vamos tentar ganhar", disse o médio na antevisão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG