O Jogo ao Vivo

Desporto

Cabo Verde bate (2-1) Angola e passa aos quartos de final da CAN 2013

Cabo Verde bate (2-1) Angola e passa aos quartos de final da CAN 2013

A seleção de Cabo Verde fez, este domingo à tarde, história na Taça das Nações Africanas, ao qualificar-se para os quartos de final. Estreantes na competição, os Tubarões Azuis garantiram o apuramento ao bater Angola, por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado ao minuto 90+1, por Heldon.

Os cabo-verdianos terminaram o Grupo A com os mesmos cinco pontos que a África do Sul, mas os anfitriões, que asseguraram a qualificação ao empatar com Marrocos (2-2), garantiram o primeiro lugar por terem melhor goal-average.

Em Port Elizabeth, Cabo Verde marcou três golos,. só que o primeiro, de Nando, foi na própria baliza (33 m). O triunfo de nada servia aos angolanos, uma vez que Marrocos vencia também a África do Sul, graças a um golo do vimaranense El Adoua (10 m).

Depois de a África do Sul ter empatado, por Mahlangu (71 m), resultado que apurava anfitriões e marroquinos, chegaram os golos cabo-verdianos. Varela empatou (81 m), o que atirava a decisão do apuramento para o... Fair-Play.

Só que Marrocos voltou logo a adiantar-se, por Hafidi (82 m), e os sul-africanos a empatarem, por Sangweni (87 m). A igualdade a dois golos servia a ambos. Cabo Verde e Angola precisavam da vitória, para seguirem em frente, e esta pendou para o Tubarões Azuis, que marcaram no primeiro minuto de compensção, pelo maritimista Heldon.

A vitória apurava Cabo Verde, mas o empate no África do Sul-Marrocos já só servia aos sul-africanos, que se empenharam para o segurar, pois um golo dos marroquinos eliminava os Bafana Bafana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG