Desporto

Campanha no Facebook para levar jovem à final do mundial de ténis de mesa

Campanha no Facebook para levar jovem à final do mundial de ténis de mesa

O Clube Ténis de Mesa de Mirandela está desiludido com a Federação Portuguesa da modalidade por ter negado apoio financeiro a um atleta do clube (único português) e dessa forma poder inviabilizar a sua presença na final do circuito mundial de juniores, no final de Janeiro, onde vão estar os melhores 16 do mundo.

"Deve ser caso inédito, um jogador não ter o apoio da sua federação num dos maiores eventos desportivos mundiais", lamenta o presidente da direção do Clube Ténis de Mesa (CTM).

"Tenho quase a certeza que se o João Geraldo representasse outro clube, a federação apoiava", acrescenta Isidro Borges.

Depois de muito investimento conjunto proporcionado pela Federação, pela DONIC (patrocinador oficial) e pela própria família do atleta, o atual 24.º do ranking europeu de juniores não vai ter o apoio da entidade federativa.

O atleta de 17 anos garantiu a sua presença na competição, por direito próprio, depois de ter participado em três provas internacionais (Polónia, Madeira e Tunísia) pontuáveis para a necessária qualificação.

"Estou muito triste porque lutei por este momento e era uma prenda para o esforço que tenho feito nos últimos anos", diz o atleta transmontano que, pelas suas contas, vai subir ao Top Tem do ranking europeu na listagem deste mês.

No entanto, há uma luz ao fundo do túnel, circula há uma semana, na rede social do Facebook, uma campanha de angariação de fundos, por forma a tentar que ainda seja possível o jovem atleta do CTM estar presente nessa importante competição.

São necessários 2400 euros. Para já foram angariados cerca de 500 euros, mas o tempo escasseia. "Tenho de dar uma resposta até ao dia 8 deste mês e estou a torcer para que seja possível angariar a quantia, seria magnífico", acrescenta o jovem atleta que, apesar de junior, foi recentemente convocado para representar Portugal no jogo com a Espanha, a contar para a terceira jornada da qualificação para o campeonato da Europa e que integra ainda João Pedro Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia, o trio que representou Portugal nos últimos jogos olímpicos e que foi a grande sensação da prova.