Canadá foi afastado da Taça Davis pelos Países Baixos, em março deste ano, mas recebeu um "wild card" da organização e acabou por conquistar a competição.
Com uma geração de grande talento, que tem Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov como figuras maiores, o Canadá vive um momento sublime no ténis.
Depois de terem vencido a ATP Cup, em janeiro deste ano, os canadianos fecharam 2022 com a vitória na Taça Davis, uma conquista inédita na história do país mas que, em março, era tida como impossível.
Nessa altura, o Canadá, sem as suas principais figuras, foi afastado da competição pelos Países Baixos, com uma derrota pesada, por 4-0.
No entanto, o país do norte da América acabaria por receber um "wild card" por parte da organização da prova, a par do Reino Unido, um momento decisivo para a história da edição 2022 da Taça Davis.
Integrado no Grupo B, o Canadá apurou-se para as eliminatórias decisivas juntamente com a Espanha. Na fase final, disputada em Málaga, afastou a Alemanha (2-1) nos quartos de final, venceu a Itália (2-1) nas meias-finais e bateu a Austrália (2-0) na final.