Judo

Catarina Costa conquista bronze no Grand Slam de Dusseldorf

Catarina Costa conquista bronze no Grand Slam de Dusseldorf

A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze no Grand Slam de Dusseldorf na categoria de -48 kg, ao vencer a espanhola Laura Martínez, por ippon.

Catarina Costa, 16.ª do ranking mundial e em zona de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 (11.ª), conseguiu em Dusseldorf vencer quatro dos cinco combates realizados.

Isenta na primeira ronda, a judoca venceu no quadro principal a sérvia Andrea Stojadinov (66.ª) e a chinesa Huanmin Guan (132.ª), antes de ser derrotada no acesso às meias-finais pela japonesa Funa Tonaki, campeã mundial em título.

Catarina Costa ainda viu Tonaki receber dois castigos (shido), mas acabou derrotada por ippon, numa imobilização de Tonaki a 1.42 minutos do final do combate.

Na repescagem, a portuguesa venceu a israelita Shira Rishony (11.ª) e a espanhola Laura Martínez (28.ª), ambas por ippon. A judoca acabaria por conquistar o bronze com uma "varredura" de perna a Martínez (ashi-waza), que lhe deu o triunfo a 1.15 minutos para o final do combate.

No primeiro dia da competição, que decorre até domingo e onde Portugal conta com uma equipa de 14 judocas, estiveram também em ação Maria Siderot (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Jorge Fernandes e André Soares (-66 kg).

Siderot perdeu ao segundo combate, enquanto Wilsa Gomes, Jorge Fernandes e André Soares foram derrotados logo na estreia.

No sábado competem Jorge Fernandes (-73 kg), Anri Egutidze e Carlos Luz (-81 kg) e Bárbara Timo (-70 kg), e no domingo Tiago Rodrigues (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Yahima Ramirez e Patrícia Sampaio (-78 kg), e Rochele Nunes (+78 kg).

Outros Artigos Recomendados