O Jogo ao Vivo

Açores

Circuito Mundial de Qualificações traz os melhores surfistas do mundo aos Açores

Circuito Mundial de Qualificações traz os melhores surfistas do mundo aos Açores

As ondas da Ribeira Grande, na costa norte de S. Miguel, Açores, voltam a receber este ano uma prova do circuito mundial de surf de qualificação, que terá lugar entre 26 de Setembro e 2 de Outubro.

A Billabong Azores Islands Pro será a antepenúltima prova com o estatuto Prime no circuito mundial deste ano, além de ser a última com este estatuto que se disputa na Europa, pelo que deve trazer novamente aos Açores alguns dos melhores surfistas mundiais.

A prova, dotada com 250 mil dólares de 'prize-money', atribui 6.500 pontos ao vencedor, o que pode ser um importante atractivo numa altura do ano em que se define o ranking da especialidade para a entrada no top 32 que disputa o circuito mundial.

Por outro lado, a organização alterou as datas e remeteu a prova para o final de Setembro e início de Outubro, para aumentar a possibilidade de ela decorrer com ondas de elevada qualidade, já que se trata de uma época do ano mais consistente em boas ondulações.

A prova açoriana contará também, pelo segundo ano consecutivo, para o circuito mundial de qualificação feminino, sendo a última etapa deste ano.

Nesse sentido, pode ter um papel essencial na definição das surfistas que vão disputer o World Tour de 2012.

Rodrigo Herédia, director da prova, destacou a "grande aposta" que a organização fez este ano nos meios técnicos, não só para assegurar a qualidade de transmissão do evento em HD (alta definição), mas também para garantir o fornecimento em fibra óptica até ao local, o que permitirá maior rapidez e qualidade nos serviços disponibilizados.

A prova, segundo Rodrigo Herédia, terá transmissão total no MEO Interativo e uma cobertura alargada na RTP, enquanto o canal FUEL TV vai assegurar a transmissão em directo do dia das finais para Portugal, Europa e, ainda sem confirmação, EUA.

Outras Notícias