Liga

Coates foi o melhor jogador e Amorim o treinador da época 2020/21

Coates foi o melhor jogador e Amorim o treinador da época 2020/21

Sebástian Coates (Sporting) foi eleito como o melhor jogador da Liga e Rúben Amorim o melhor treinador da época 2021/21, cujos prémios foram entregues esta quinta-feira, na gala "kick-off", que fez o lançamento para a temporada de 2021/22. Prémio Fair-Play passa a chamar-se "P´remio Neno Fair-Play", como forma de homenagear o falecido dirigente do V. Guimarães.

O técnico do Sporting superou Pepa (Paços de Ferreira) e Daniel Ramos (Santa Clara) nas escolhas dos treinadores e "capitães" dos clubes do escalão principal, ao passo que o defesa uruguaio bateu os companheiros de equipa João Palhinha e Pedro Gonçalves.

Rúben Amorim e Sebastián Coates foram distinguidos na cerimónia do sorteio das competições profissionais de 2021/22, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sucedendo a Sérgio Conceição e ao mexicano Jesús Corona, vencedores dos mesmos prémios na última temporada ao serviço do F. C. Porto.

Num evento em que nenhum dos jogadores nomeados ou eleitos marcou presença, devido à pandemia de covid-19, o treinador e o "capitão" do Sporting, que conquistou o 19.º campeonato, 19 anos após 2001/02, reagiram aos prémios por videoconferência.

"Não podia estar mais contente com a equipa técnica", apontou Rúben Amorim. O treinador dos 'leões' vai partir para a segunda época completa em Alvalade, menos quatro face ao 'capitão' Sebastián Coates, autor de cinco golos em 33 jornadas durante o último campeonato, que admitiu deverem-se "a treino e ao gosto por brincar como nove".

"Estou muito feliz com este prémio e agradeço a todos que votaram. Temos objetivos na próxima época e obviamente que o primeiro é a Supertaça. É jogo a jogo. Vamos com a mentalidade de que todos os jogos são difíceis e temos de estar muito focados", partilhou o defesa.

Já Álvaro Pacheco (Vizela) venceu o prémio de melhor treinador da II Liga, suplantando Bruno Pinheiro (Estoril-Praia) e Armando Evangelista (Arouca), enquanto o estorilista Miguel Crespo bateu os vizelenses Samu e Cassiano como melhor jogador.

PUB

Ainda no plano individual, o internacional português Pedro Gonçalves (Sporting), autor de 23 golos, recebeu o prémio de melhor marcador da derradeira edição do campeonato, estatuto obtido no escalão secundário pelo brasileiro Cassiano (Vizela), com 16 tentos.

"Os meus colegas de equipa ajudaram muito ao longo do ano. Sem eles nunca tinha conseguido chegar a este patamar. Para 2021/22 o que posso prometer é trabalho diário, sempre com a filosofia do jogo a jogo", resumiu o médio dos 'leões'.

Pedro Gonçalves foi ainda considerado o melhor jogador jovem da I Liga em 2020/21, repetindo o prémio conquistado na época anterior ao serviço do Famalicão, da mesma forma com que o avançado André Vidigal (Estoril-Praia) sobressaiu na divisão inferior.

Se o espanhol Antonio Adán (Sporting) e Dani Figueira (Estoril-Praia) foram os melhores guarda-redes dos dois escalões, os golos de Beto (Portimonense) e Joca (Leixões) nos jogos com Tondela e Benfica B, respetivamente, foram distinguidos pelos adeptos.

Moreirense e Sporting da Covilhã em termos coletivos, tal como o avançado colombiano Luis Díaz (FC Porto) e o guarda-redes Ivo Gonçalves (Vizela) no plano individual, triunfaram no 'fair play', num conjunto de prémios que passarão a homenagear o ex-internacional luso e dirigente do Vitória de Guimarães Neno, falecido em 10 de junho.

A LPFP entregou também o Prémio Prestígio a Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e galardoou o coordenador da 'task force' do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, com o Prémio Fundação Futebol.

Eis todos os premiados de 2020/21:

Jovem Jogador do ano:

Liga 2: André Vidigal nomeados: Gui Ramos (Feirense) e Yakubu Aziz (Estoril)

Liga: Pedro Gonçalves (Sporting) nomeados: Nuno Mendes (Sporting) e Beto (Portimonense)

Melhor marcador do ano:

Liga2: Cassiano (Vizela) (16 golos)

Liga: Pedro Gonçalves (Sporting) (23 golos)

Melhor guarda-redes:

Liga 2: Dani Figueira (Estoril) nomeados: Mika (Académica) e Victor Braga (Arouca)

Liga: Antonio Adán (Sporting)

Prémio Neno Fair-Play:

Liga 2: Sporting Covilhã

Liga: Moreirense

Liga 2: Ivo (Vizela)

Liga: Luís Díaz (F. C. Porto)

Prémio Vítor Oliveira para o melhor treinador:

Liga 2: Álvaro Pacheco (Vizela) nomeados: Armando Evangelista (Arouca) e Bruno Pinheiro (Estoril)

Liga: Ruben Amorim (Sporting) nomeados Pepa (Paços de Ferreira) e Daniel Ramos (Santa Clara)

Premio melhor jogador:

Liga 2: Crespo (Estoril) nomeados : Samu (Vizela) e Cassiano (Vizela)

Liga: Sebastián Coates (Sporting) nomeados Pedro Gonçalves (Sporting) e João Palhinha (Sporting)

Golo do ano 2020/21:

Liga 2 - Joca (Leixões) contra o Benfica B

Liga - Beto (Portimonense) contra o Tondela

Prémio Prestígio: Rui Moreira (Presidente da C.M. Porto)

Prémio Mérito Fundação : Vice-almirante Gouveia e Melo (Task Force Vacinação)

Prémio Media Partner: Zerozero

Prémio parceiro oficial: NOS

* com Lusa

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG