Ciclismo

Comité Olímpico abre inquérito que pode retirar medalha olímpica a Armstrong

Comité Olímpico abre inquérito que pode retirar medalha olímpica a Armstrong

O Comité Olímpico Internacional vai abrir um inquérito a Lance Armstrong que pode resultar na perda da medalha de bronze conquistada pelo ciclista norte-americano nos Jogos de Sydney2000.

A decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) surge na sequência da decisão da União Ciclista Internacional (UCI) de banir Lance Armstrong e retirar-lhe as sete vitórias na Volta a França, adotando a punição aplicada pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), que acusou o ex-corredor de estar envolvido no programa de doping mais sofisticado da história do desporto.

O COI diz que vai "iniciar imediatamente um processo relativo ao envolvimento de Lance Armstrong, outros corredores e particularmente os seus círculos no que diz respeito aos Jogos Olímpicos e o seu futuro envolvimento nos Jogos".

Lance Armstrong, cujos resultados obtidos entre 1998 e 2005 foram "apagados", ganhou a medalha de bronze no contrarrelógio dos Jogos de Sydney2000.

Sob escrutínio do COI está também Levi Leipheimer, medalha de bronze no "crono" em Pequim2008, que admitiu o recurso a substâncias dopantes durante o período em que foi companheiro de Armstrong.