Corrida pela alegria do movimento

"O desporto é um elemento vital de uma comunidade"

"O desporto é um elemento vital de uma comunidade"

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia continua disposta a promover o desporto no concelho, tendo mostrado total disponibilidade para abrir as portas da cidade à organização da "Corrida pela Alegria do Movimento".

Marcada para o dia 19 de junho, data durante a qual se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Dor, a prova será realizada numa das zonas mais emblemáticas: a marginal entre a Afurada e o Cais de Gaia. Eduardo Vítor Rodrigues, edil gaiense, falou com o JN sobre a iniciativa patrocinada pela "Voltaren".

O que levou a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a associar-se à "Corrida Pela Alegria do Movimento"?

A Corrida é um momento de convívio e de saudável participação, que enaltece valores muito importantes, servindo por isso como elemento de valorização do desporto e da convivialidade para os cidadãos, associando instituições tão importantes da região.

Em que medida é responsabilidade das autarquias envolverem-se em ações que impulsionam o bem-estar físico e mental da população?

É da responsabilidade das autarquias a criação de estratégias de boas práticas no harmonioso desenvolvimento dos cidadãos, sensibilizando-os para comportamentos pessoais e sociais que se traduzam em melhores condições de vida. Esse trabalho faz-se com as escolas, com o movimento associativo e com todas as demais entidades que possam colaborar para este objetivo, como o JN que se associa de forma determinante a esta iniciativa.

No caso particular de Vila Nova de Gaia, são várias as iniciativas de índole desportiva organizadas ao longo do ano com o apoio da autarquia. Querem que o Desporto seja uma bandeira do concelho?

O desporto, em particular o desporto para todos e o desporto de formação, é um elemento vital de uma comunidade. Apesar da importância do desporto de competição, o trabalho do município acentua as dimensões mais alargadas e formativas, ligadas às boas práticas e ao trabalho para todos. É disto exemplo o ressurgimento dos Jogos Juvenis de Gaia, do apoio aos clubes na formação desportiva em modalidades muito diversificadas, o apoio ao desporto adaptado, entre muitos outros.

Há boas condições para a prática desportiva?

As infraestruturas municipais estão ao dispor dos clubes e das comunidades, em condições muito favoráveis em particular quando o seu uso visa a formação.

Para além da questão desportiva, esta é também uma forma de promover a cidade a outros níveis?

Claro que sim. Num tempo em que a cidade e a região beneficiam de um crescimento extraordinário de turismo e de visitantes, estes eventos são decisivos para manter a notoriedade da cidade e da região, ao mesmo tempo mantendo a constante atratividade da cidade e da região.

Corrida pela alegria do movimento

ver mais vídeos