Futebol

Espanha rende homenagem a Casillas na hora do adeus aos relvados

Espanha rende homenagem a Casillas na hora do adeus aos relvados

O Real Madrid transmitiu, esta terça-feira, o "reconhecimento, admiração e carinho" por Iker Casillas, que esteve mais de duas décadas no clube, e classificou o futebolista espanhol como o melhor guarda-redes da história dos merengues e de Espanha. Sérgio Ramos e Andrés Iniesta, bem como a Real Federação espanhola de Futebol e a La Liga dedicaram palavras de apreço ao jogador.

"O Real Madrid C. F. aproveita para transmitir o reconhecimento, a admiração e o afecto a uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial. O melhor guarda-redes da história do Real Madrid e do futebol espanhol chegou a nossa casa com nove anos. Aqui se formou e defendeu a nossa camisola durante 25 anos, tornando-se para sempre um dos nossos capitães mais emblemáticos. Iker Casillas conquistou o carinho do madridismo e é uma das referências dos valores que representam o Real Madrid", pode ler-se no comunicado publicado no site oficial dos merengues.

O clube recordou os 19 títulos conquistados pelo guarda-redes, nos 725 jogos que disputou pela equipa principal durante 16 épocas, bem como os troféus ao serviço dos dragões. "Três Ligas dos Campeões, três Mundiais de Clubes, duas Supertaças da Europa, cinco Ligas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha. Em Portugal, ao serviço do F. C. Porto, ganhou duas Ligas [ndr: só venceu uma, pois em 2019/20 não jogou] e uma Supertaça. Representou a selecção espanhola em 167 ocasiões, tendo conquistado um Mundial, dois Europeus e um Mundial de Sub-20", enumerou o Real Madrid.

"Iker Casillas pertence ao coração do Real Madrid e assim permanecerá para sempre. A ele e à família, o Real Madrid manifesta o afecto do nosso clube, que é o clube da vida", finalizou a missiva.

Também o capitão merengue, Sérgio Ramos, deixou um agradecimento ao antigo guarda-redes. "Amigo, o futebol agradece-te. Para sempre uma lenda", escreveu Sérgio Ramos, na página oficial na rede social Twitter, juntamente com uma foto dos dois no dia em que o Real Madrid conquistou a 10.ª Liga dos Campeões da sua história.

Andrés Iniesta, companheiro do guardião na seleção espanhola que conquistou o Campeonato do Mundo de 2010, desejou a Casillas "o melhor" na nova etapa. "Todo o melhor para ti e para a tua família nesta nova etapa que vais ter na vida", escreve o médio no Twitter.

O antigo avançado Fernando Torres, outro dos campeões do Mundial da África do Sul, recorreu igualmente ao Twitter para assinalar o final da carreira de Casillas. "Muitos e grandes momentos que partilhámos juntos. Desejo-te o melhor nesta nova etapa que vais começar", escreveu o antigo jogador do Atlético Madrid, Chelsea e Liverpool.

Rival na Liga espanhola, mas colega na seleção, o defesa Gerard Piqué, do Barcelona, deixou o agradecimento ao ex-guardião nas redes sociais e lembrou que Casillas "sempre foi um exemplo dentro e fora de campo".

O italiano Gianluigi Buffon, que aos 42 anos ainda defende a baliza da Juventus, preferiu destacar a competição que existiu entre os dois na luta pelo 'título' de melhor guarda-redes do mundo. "Se calhar, foi essa fútil perseguição pela perfeição que fez de nós o que somos. Iker, sem ti, tudo teria menos significado", confessou Buffon no Twitter.

A Liga espanhola também prestou homenagem ao guarda-redes, apontando Casillas como um dos melhores da história do futebol, destacando as suas "defesas impossíveis", os seus "reflexos sobrenaturais" e os seus "voos lendários".

Nas redes sociais, o organismo publicou ainda um vídeo com os melhores lances e as melhores defesas de Casillas.

Por seu lado, também nas redes sociais, através da página oficial da seleção "roja" no Twitter, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) enviou um agradecimento a Casillas, "o homem que levou o país ao céu de Joanesburgo".

"O homem que elevou nossa estrela ao céu de Joanesburgo já é uma lenda. Duplo campeão da Europa e campeão do mundo. Mais de 100 partidas como capitão da Espanha. Obrigado por tornar realidade os sonhos de um país inteiro", lê-se na mensagem.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG