O Jogo ao Vivo

Património Nacional

Adiar a retirada para ter despedida de sonho

Adiar a retirada para ter despedida de sonho

O dia 31 de maio de 2014 ficará para sempre gravado na memória de Miguel Viterbo. O ex-hoquista adiou a retirada das pistas por uma época e em boa hora o fez, pois acabou por viver o momento mais marcante da carreira ao sagrar-se campeão nacional pelo Valongo, no primeiro e único título da história do clube. Foi uma tarde de emoções fortes para o atual treinador do emblema nortenho.

"O título conquistado pelo Valongo foi o melhor momento da minha carreira e de todos aqueles jogadores e staff. Não há comparação quando se é campeão em clubes que não lutam por esse objetivo. Tínhamos de vencer o F. C. Porto e só após fazermos o 5-3, nos últimos segundos, é que senti que seríamos campeões", recorda, radiante, Miguel Viterbo, que dias depois desse feito foi alvo de uma homenagem. "Já tinha decidido terminar a carreira, mas, como o Poka saiu para a Oliveirense, a Direção insistiu que ficasse para colmatar essa vaga. Na brincadeira, costumo dizer ao Poka que só fui campeão porque ele quis", diz o antigo hoquista, que também sentiu o doce sabor de ser campeão da 2ª Divisão, pela Nortecoope, numa final que teve contornos caricatos.

"O hóquei deu-me muitas amizades e outras coisas muito boas. Uma das histórias que mais me marcaram foi a final da 2.a Divisão, pela Nortecoope. Tínhamos jogo às 18 horas em Porto Santo, mas estivemos mais de 10 horas à espera do voo. Pensámos que só jogaríamos no dia seguinte, mas não. Meteram-nos em carrinhas e fomos a toda a velocidade para o pavilhão, que estava totalmente cheio. Equipámos, aquecemos rápido e o jogo começou às 23 horas. Felizmente, ganhámos e festejamos o título", recorda Miguel Viterbo.

Bilhete Pessoal
Nome: Miguel Neves Viterbo
Idade: 40 anos (30-08-1977)
Naturalidade: Porto
Clube que representou: Fânzeres, Juv. Pacense, Nortecoope, Juv. Viana, Valongo, Porto Santo, Ac. Espinho, OC Barcelos e Valongo
Títulos: Um campeonato nacional e um campeonato da 2.ª Divisão

ver mais vídeos