O Jogo ao Vivo

História do Mundo

Ser sósia e levar uma vida de craque

Ser sósia e levar uma vida de craque

Brasil Leonardo de Carvalho não é jogador, mas é ídolo no Santos. Tira fotos e dá autógrafos só porque é (muito) parecido com Gabigol.

Esta história tem um pai. Ou uma avó, vá. A mesma avó que, num dia de 2016, olhou para a televisão e viu o genro, apesar de não ser ele que lá estava. Mas ela viu-o. E a partir daí, Leonardo Gonçalves de Carvalho começou a caminhar para se converter numa espécie de celebridade. Hoje, este adepto do Santos é uma estrela graças às parecenças com Gabigol, a tal ponto que também ele paga pelos pecados do ex-jogador do Benfica.

Não foi uma, nem duas, nem três, as vezes que o "Gabigol da Favela", como é conhecido, teve que ouvir das que queria e das que não queria por causa da genética. "Já perdi as contas de quantas vezes fui confundido com ele. O pessoal vem cobrar de verdade: "pô, Gabigol, está na hora de voltar a fazer gol, hein!" Cobram o Gabriel e cobram a mim também", conta Leonardo, em entrevista ao "UOL Esporte".

Mas ele não se importa. Afinal, são os danos colaterais daquilo que é uma opção de vida, tomada há cerca de dois anos. Naquele dia em que a avó da mulher viu em Gabriel Barbosa encantos que lhe faziam lembrar o genro, já Leonardo de Carvalho tinha a barba feita à medida para se parecer com o agora avançado do Santos. Mas desde aí afincou-se ainda mais a essa missão. Também começou a prestar atenção ao corte de cabelo - já foi loiro, já teve franja ou corte à moicano -, acompanhou a forma de vestir e continuou sem descurar os pelos da cara. Olhar para um era ver a cara do outro. A tal ponto que, para além das tais repreensões amigáveis por causa das exibições do avançado, bateu de frente com a fama e sentiu na pele o que é ser um ídolo de uma "torcida".

Hoje, na Baixada Santista, nas imediações do Vila Belmiro ou na metrópole São Paulo, não é raro o dia em que Leonardo é parado para uma fotografia ou um autógrafo. Porque já é reconhecido pelo trabalho que faz ou porque ainda o tomam pelo Gabriel Barbosa. Fundou um canal no Youtube, onde faz vídeos regulares, despertou a curiosidade da Comunicação Social e há umas semanas teve a oportunidade de trocar uns cromos com aquele que tanto contribuí para lhe dar protagonismo. Agora, quer viver única e exclusivamente do facto de ser sósia do Gabigol. Já que tem a fama, não é mal pensado que fique com o proveito.

ver mais vídeos