Futebol

F. C. Porto arranca pré-época ainda sem reforços e com "baixas" de peso

F. C. Porto arranca pré-época ainda sem reforços e com "baixas" de peso

O F. C. Porto inicia, esta sexta-feira, a preparação para a nova temporada da I Liga portuguesa, num arranque em que o detetor do título de futebol se apresentará ainda sem reforços e com algumas "baixas" de peso.

Sob a orientação de Sérgio Conceição, na sexta época consecutiva como treinador dos dragões, o plantel azul e branco terá um dia reservado aos habituais exames médicos e testes físicos, mas que contará, também, com uma presença no relvado do Centro de Treinos e Formação do Olival, para um apronto inicial.

PUB

Nessa sessão inaugural ainda não estarão presentes alguns dos internacionais do plantel, entre os quais Diogo Costa, João Mário, Pepe, Zaidu, Grujic, Otávio e Taremi, autorizados a prolongarem as férias por mais alguns dias, depois de terem estado ao serviço das seleções.

Para o 'pontapé de saída' da temporada 2022/23, o conjunto portista surge ainda sem reforços confirmados, algo pouco usual no clube, apesar de ser noticiado o alegado interesse em alguns nomes, nomeadamente para o setor defensivo.

Os defesas João Victor (Corinthians) e David Carmo (Sporting de Braga), e o médio André Almeida (Vitória e Guimarães) têm sido colocados, pela imprensa desportiva, como alvos do F. C. Porto neste mercado de transferências.

Em sentido inverso, registou-se a partida de alguns jogadores preponderantes na conquista do campeonato de 2021/22, nomeadamente os médios Fábio Vieira, que foi transferido para o Arsenal por 35 milhões de euros (ME), e Vitinha, oficializado como reforço do PSG na quinta-feira, por 41,5 ME, ou o defesa Mbemba, que deixou o clube em final de contrato. Também o central Rúben Semedo regressou ao Olympiacos, após meia temporada de cedência aos azuis e brancos.

Na nova época, Sérgio Conceição vai também avaliar a situação dos jogadores que os dragões cederam a outros clubes na última temporada e sobre os quais o técnico terá a palavra final sobre a integração no plantel. Os primeiros treinos contarão também com seis jogadores promovidos da equipa B: João Mendes, João Marcelo, Gonçalo Borges, Danny Loader, Vasco Sousa e Bernardo Folha.

Apesar de o clube ainda não o ter anunciado oficialmente, o plantel deve realizar o habitual estágio de pré-época no Algarve, tudo indica entre 6 e 14 de julho, onde serão feitos alguns jogos particulares, nomeadamente com o Portimonense (dia 14).

O primeiro compromisso oficial dos dragões acontece a 30 de julho, com a disputa da Supertaça, no Estádio Municipal de Aveiro, frente ao Tondela.

Plantel provisório do FC Porto para 2022/23:

Guarda-redes: Diogo Costa, Marchesín, Cláudio Ramos e Francisco Meixedo.

Defesa: João Mário, Manafá, João Mendes, Pepe, Fábio Cardoso, Iván Marcano, João Marcelo, Zaidu e Wendell

Médios: Grujic, Eustáquio, Uribe, Otávio, Bruno Costa, Bernardo Folha e Vasco Sousa

Avançados: Francisco Conceição, Pepê, Galeno, Toni Martínez, Taremi, Evanilson, Danny Loader e Gonçalo Borges.

Treinador: Sérgio Conceição.

Saíram: Mbemba (final de contrato), Rúben Semedo (Olympiacos), Fábio Vieira (Arsenal) e Vitinha (PSG)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG