FCP

F.C. Porto é a única equipa da Europa invencível

F.C. Porto é a única equipa da Europa invencível

O F.C. Porto é a única equipa invencível no "velho continente", entre as participantes nas taças europeias de futebol, depois da queda dos ucranianos do Shakhtar Donetsk na quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em 14 jogos oficiais, o "onze" comandado por Vítor Pereira soma 11 vitórias e três empates, com 30 golos marcados e sete sofridos, ostentando um registo limpo de desaires sem paralelo entre as equipas que disputam ou disputaram as provas da UEFA.

Os "dragões" já conquistaram uma competição, a Supertaça portuguesa (1-0 à Académica, a abrir a época, em Aveiro, a 11 de agosto), e lideram a Liga portuguesa, a par do Benfica (vantagem de um golo - 22-5 contra 22-6).

Na Europa, o F.C. Porto, que a época passada caiu na fase de grupos, precisou apenas de quatro jogos para selar o apuramento para os "oitavos" da Liga dos Campeões e também seguiu em frente na Taça de Portugal, para a quarta ronda, ao vencer fora o modesto Santa Eulália por 1-0.

Individualmente, destaque, neste trajeto, para os 11 golos do reforço Jackson Martinez e para o também colombiano James Rodriguez, que se está a afirmar como a grande "estrela" da equipa, sucedendo a Hulk, vendido já em setembro ao Zenit.

O bicampeão luso F.C. Porto não sabe perder e, entre as equipas com presença europeia, tem um estatuto único, depois da "cruel" primeira derrota do Shakhtar Donetsk, sofrida quarta-feira, no reduto do campeão europeu Chelsea (2-3). Já aos 90+4 minutos, Moses, na sequência de um canto, selou o primeiro desaire do Shakhtar, ao 21.º encontro oficial da temporada: soma agora 19 triunfos, um empate e uma derrota (58-13 em golos), sendo que segue 100 por cento vitorioso na Liga ucraniana (14 vitórias, em 14 jornadas).

Alargando o leque, entre os 53 membros da UEFA, a equipas que não disputam ou disputaram as taças europeias, o FC Porto tem a companhia de dois conjuntos, o AEK Larnaca, do Chipre, e o Murata, de São Marino.

PUB

Os cipriotas, terceiros do respetivo campeonato, totalizam oito vitórias e um empate, em nove encontros, enquanto o "onze" que lidera a principal prova do calendário de São Marino segue com quatro triunfos e três igualdades.

No que respeita apenas aos jogos nos campeonatos nacionais, são ainda 17 as equipas invictas, sendo que, internamente, o FC Porto é acompanhado pelo Benfica (também soma seis vitórias e dois empates).

Nos campeonatos dos 10 primeiros países do "ranking" da UEFA, "dragões" e "águias" estão acompanhados por FC Barcelona (líder em Espanha, com nove vitórias e um empate), Manchester City (terceiro em Inglaterra), Shakhtar e Olympiacos, de Leonardo Jardim (primeiro na Grécia).

As outras equipas invictas nos respetivos campeonatos europeus são APOEL, Anorthosis e AEL Limassol, no Chipre, Legia Varsóvia e Gornik Zabrze, na Polónia, Skenderbeu Korçe e Kukësi, na Albânia, Valletta FC, em Malta, e Gravenmacher, no Luxemburgo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG