Desporto

F.C. Porto sem estatuto de cabeça-de-série

F.C. Porto sem estatuto de cabeça-de-série

O FC Porto não vai ser cabeça-de-série no sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa de futebol, por ter sido apenas o quinto melhor terceiro classificado da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os "dragões" foram relegados da Liga dos Campeões para a Liga Europa, que venceram na última temporada, mas vão entrar na segunda fase no segundo pote, uma vez que apenas os vencedores dos 12 grupos da Liga Europa e os quatro melhores terceiros da "Champions" são cabeça-de-série.

O Sporting, vencedor do Grupo D da Liga Europa, já garantiu o estatuto de cabeça-de-série, que o Sporting de Braga, já apurado, poderá garantir se vencer no terreno do Club Brugge, na derradeira jornada da "poule" H.

Entre as equipas que "desceram" à Liga Europa, o Manchester City foi a que mais pontos conquistou, com 10, mais um do que o vizinho United e do que o Olympiacos, enquanto o Valência fez oito, os mesmos que o FC Porto.

Contudo, o FC Porto terminou a fase de grupos com uma diferença de golos nula (sete marcados e sete sofridos), enquanto o conjunto espanhol terminou com cinco (12 e 7).

Para os "dragões", os "tubarões" que desceram da Liga dos Campeões são os adversários a evitar, com equipas como o PSV Eindhoven, o Athletic de Bilbau e o Schalke 04 a também poderem ser oponentes complicados.

Em relação ao Sporting, dos cinco conjuntos com presença no Pote 2 já assegurada, o Plzen e o Trabzonspor são os adversários, teoricamente, mais acessíveis.

-Cabeças-de-série:

Standard Liège (Bélgica).

PSV Eindhoven (Holanda).

Legia Varsóvia (Polónia).

Sporting (Portugal).

Athletic Bilbau (Espanha).

Metalist Kharkiv (Ucrânia).

Schalke 04 (Alemanha).

FC Twente (Holanda).

Valência (Espanha).

Olympiacos (Grécia).

Manchester City (Inglaterra).

Manchester United (Inglaterra).

- Pote 2:

Hannover (Alemanha).

FC Porto (Portugal).

Plzen (República Checa).

Trabzonspor (Turquia).

Ajax (Holanda).

- Apurados, mas sem posição definida no grupo:

PAOK (Grécia).

Stoke (Inglaterra).

Sporting de Braga (Portugal).

Atlético de Madrid (Espanha).

Anderlecht (Bélgica).

Lokomotiv Moscovo (Rússia).