Canoagem

Fernando Pimenta garante final direta no olímpico K1 1000

Fernando Pimenta garante final direta no olímpico K1 1000

O português Fernando Pimenta garantiu, esta quinta-feira, a qualificação para a final dos olímpicos K1 1000 metros dos Europeus de Munique, vencendo a eliminatória e assegurando a única vaga direta para a regata das medalhas.

Numa série na qual era claramente favorito, o vice-campeão do mundo geriu a prova, que concluiu em 3.39,131 minutos, batendo o sérvio Bojan Zdelar, campeão da Europa sub-23 em 2019, por 1,733 segundos e o israelita Ilya Podpolnny, por 3,039.

Pimenta, que em Munique participa em quatro eventos, disputa a final no sábado, às 12 horas.

PUB

Ainda esta quinta-feira, o medalha de bronze em Tóquio2020 vai competir em mais duas provas não olímpicas, o K1 500, distância na qual foi bronze mundial há uma semana e meia, no Canadá, e o K2 1000, com João Duarte, com quem ganhou um ouro na Taça do Mundo.

Portugal compete nestes Europeus com 22 canoístas, quatro deles da paracanoagem, como o jovem Hugo Costa que falhou o acesso direto à final da classe adaptada de KL2 200 metros, ao classificar-se em quarto lugar na sua série.

Hugo Costa, de 22 anos, cumpriu a prova em 50,056 segundos, a 4,928 segundos do vencedor, o italiano Christian Volpi, que se impôs em 45,128: o português ficou a 733 milésimos de segundo do terceiro posto, que valeria uma presença imediata na regata das medalhas.

O gaiense tem uma nova oportunidade no sábado, quando disputar a semifinal, que vale mais três lugares na regata decisiva, às 9.30 horas.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

A seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG