O Jogo ao Vivo

Canoagem

Fernando Pimenta vence segunda medalha de bronze na Hungria

Fernando Pimenta vence segunda medalha de bronze na Hungria

Fernando Pimenta venceu este domingo a medalha de bronze na final de K1 5000 metros nos mundiais de canoagem, na Hungria.

Depois da medalha de bronze em K1 1000, Pimenta, que defendia também o título mundial nos 5000 metros, cortou a meta no terceiro lugar com o tempo de 20.19,94 minutos, atrás do bielorrusso Aleh Yurenia, que conquistou a medalha de ouro com o tempo de 19.54,07, logo à frente do alemão Max Hoff, medalha de prata, que gastou mais 3,48 segundos.

A 90.ª medalha

O canoísta português salientou a conquista da sua 90.ª medalha em provas internacionais, manifestando-se "muito satisfeito" com os dois pódios obtidos nestes mundiais da Hungria e apuramento olímpico.

"Consegui mais uma medalha, 90 internacionais e mais de 10 em mundiais. Só posso sair contente daqui com a vaga olímpica. Há atletas que foram medalhas em europeus, mundiais e olímpicos que saíram daqui a chorar porque não conseguiram vaga e eu estive nesses cinco primeiros", regozijou-se, em declarações à agência Lusa.

Nos campeonatos que agora terminaram, Portugal assegurou as vagas para Tóquio2020 do K1 1000 através de Fernando Pimenta e do K4 500 por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela.

Teresa Portela deverá ter também conquistado uma sexta vaga, segundo as regras de atribuição, no K1 200, resultado que deverá ser homologado durante a próxima semana.

Os mundiais reuniram um recorde de 102 países e cerca de 1300 canoístas.