Desporto

FIFA decide sobre tecnologias de baliza em Julho

FIFA decide sobre tecnologias de baliza em Julho

Os responsáveis da Federação Internacional de Futebol vão decidir sobre a introdução de tecnologias de baliza, para avaliar se a bola ultrapassa a linha de golo, num reunião em 2 de Julho.

Segundo o órgão executivo da FIFA, o "International Board" (IFAB), a decisão será tomada em reunião extraordinária, no dia seguinte à final do Euro2012, que vai ser disputado na Polónia e na Ucrânia.

A hipótese de uma quarta substituição, apenas autorizada nos prolongamentos, vai ser analisada já no próximo encontro dos peritos, agendado para 03 de Março.

Relativamente às tecnologias, o IFAB vai ter em linha de conta os testes efectuados por oito empresas, já em Março, seguindo-se nova fase de investigação dos sistemas até Junho.

"Vamos fazê-lo", afirmou em Dezembro o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, apontando o polémico golo invalidado ao inglês Frank Lampard diante da Alemanha, no Mundial2010, na África do Sul, quando a bola ultrapassou em cerca de 70 centímetros a linha de baliza.

Contudo, o presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), o francês Michel Platini, tem-se mostrado contrário às tecnologias, tal como Blatter, que era até há pouco tempo muito céptico nesta questão.

"O 'International Board' vai decidir, mas eu tenho o direito de discordar e de achar que não é uma boa ideia", declarou recentemente Platini, defensor da introdução de mais árbitros em alternativa.

Outros Artigos Recomendados