Desporto

"FIFA é corrupta até às suas mais altas esferas"

"FIFA é corrupta até às suas mais altas esferas"

A secretária de Estado norte-americana da Justiça, Loretta Lynch, afirmou esta quarta-feira, numa entrevista ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine", que existe corrupção na FIFA até às mais altas instâncias.

"Constatámos que a FIFA é corrupta até às suas mais altas esferas", afirmou Lynch numa entrevista à edição digital do jornal germânico.

Segundo Loretta Lynch, "o que é verdadeiramente preocupante é que as investigações têm mostrado que de cada vez que a FIFA despediu funcionários corruptos após investigações internas, estes foram substituídos por outros que fizeram o mesmo".

PUB

A secretária de Estado norte-americana negou qualquer relação entre as datas de divulgação da investigação e das eleições da FIFA.

"A acusação surge depois de anos de investigações. Apresentamo-la quando estava pronta. Nada teve a ver com as eleições", afirmou.

A 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir terça-feira, na sequência do escândalo de corrupção que abala a FIFA.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG