19.05.2019

Benfica

A vénia aos campeões

Dois anos depois de o Benfica de Rui Vitória ter vencido o 36.º campeonato, Bruno Lage consegue o 37.º e volta a transformar a Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, no salão de festas das águias.

Cerca de quatro horas depois de o Benfica ter vencido o Santa Clara por 4-1 no jogo da última jornada (veja aqui os vídeos dos golos), ​jogadores, dirigentes e equipa técnica encarnados chegaram ao Marquês por volta da 1 hora em ambiente de euforia, ovacionados por centenas de milhares de adeptos em festa, que se acumularam nas ruas e varandas de um sem-número de edifícios.

Com bandeiras, cachecóis e camisolas, pintou-se um mar encarnado no coração da capital, que foi, de resto, um cenário semelhante ao registado de Norte a Sul do país e além-fronteiras, em Newark (EUA) e Toronto (Canadá).

Em cima do palco montado na Praça, o treinador das águias agradeceu a força dos adeptos e deixou-lhes dois apelos: dar mérito às vitórias dos adversários para que estes reconheçam as suas também e ter a mesma ambição da bola em vários aspetos da sociedade, "porque há coisas mais importantes" que o futebol.

Logo depois do jogo, Bruno Lage já tinha dito que a alegria de adeptos e jogadores era o maior prémio: "É verdade, fico feliz por ter conquistado o meu primeiro título a nível sénior, mas o que me dá mais felicidade neste momento é ver este público fantástico a vibrar e ver a alegria estampada nestes jogadores. É o que me faz mais realizado".

Veja a reportagem vídeo dos festejos na cidade do Porto e a fotogaleria da Taça erguida no relvado da Luz.