26.06.2016

WTCC

Tiago Monteiro teve uma "enorme alegria" em Vila Real

Tiago Monteiro teve uma "enorme alegria" em Vila Real

O piloto português Tiago Monteiro garantiu que foi "uma enorme alegria" ter vencido este domingo a corrida principal da etapa de Vila Real do Campeonato Mundial de carros de turismo.

Tiago Monteiro, que foi saudado de forma apoteótica pela multidão que esteve presente no circuito transmontano, acabou por dedicar parte do sucesso ao público português

"Tenho de agradecer do fundo coração, não há melhor público no mundo inteiro, ninguém via uma coisa destas há muitos anos" confessou o piloto portuense.

Tiago Monteiro confessou que sentiu o carinho do público durante todo o fim de semana, que isso lhe colocou uma "boa pressão" para vencer.

"Foi o fruto de muito trabalho e esforço para superar as dificuldades. Ao sentir este enorme apoio, a pressão era enorme, porque toda gente me pedia para ganhar esta corrida", desabafou.

O piloto acrescentou que sabia que "isto era possível, mas uma coisa é pensar e dizê-lo, outra é fazê-lo". "Mas ganhar uma corrida em casa é um privilégio", completou.

O piloto do Honda Civic reconheceu que, em termos desportivos, a 'pole-position' obtida na véspera foi decisiva para este triunfo.

"A qualificação correu-me bem e as pessoas não têm a noção o quão difícil foi, mas teve um enorme importância, porque deu-me oportunidade conseguir desde início uma boa vantagem", analisou Tiago Monteiro

Depois foi só controlar o carro perseguidor do francês Yvan Muller (Citroen), e tentar não cometer erros, apesar de nem sempre ter sido fácil manter concentração.

"Dentro do carro conseguia ouvir as pessoas a apoiar-me mesmo com o barulho do motor. Até perdi um pouco da concentração nas últimas voltas, mas foi muito gratificante", vincou.

Com os pontos amealhados este fim-de-semana, Tiago Monteiro saltou para o segundo lugar do Campeonato do Mundo de carros de Turismo, passando a somar 143 pontos, menos 101 que o líder da competição, o argentino José Maria Lopez, da Citroen.

A próxima prova do WTCC é precisamente na Argentina, mas Tiago Monteiro acredita que poderá continuar na luta pelo título mundial.

"A correr em casa, o líder [do campeonato] vai estar motivado, mas não vou desistir. Matematicamente ainda é possível e, apesar de precisar de um pouco de sorte para chegar ao primeiro lugar, vamos continuar a colocar pressão, porque ainda há muitas corridas e pontos para disputar", vincou o piloto da Honda.

ver mais vídeos