Desporto

Guardiola nasceu para ser treinador

Guardiola nasceu para ser treinador

Quando se pensa neste Barcelona, pensa-se em Pep Guardiola, o treinador mais jovem de sempre a ganhar a Liga dos Campeões, fiel ao conceito de que o espectáculo - e não o calculismo exacerbado - é o melhor caminho para ganhar.

Essa máxima sempre acompanhou o catalão, de 38 anos, mesmo quando era um futebolista de eleição. Esta época colocou em campo toda a beleza artística do jogo, mal se estreou como técnico principal na Liga espanhola.

"Quando foi meu jogador no Al-Ahly, era o meu melhor adjunto. Dentro do campo, ensinava os colegas, explicava como se fazia um passe. Nos treinos, ensinava-os a marcar livres. Foi um dos melhores profissionais que já treinei. Muitas grandes estrelas jogavam no Qatar só pelo dinheiro, ele procurava partilhar tudo o que sabia", explicou, ao JN, Augusto Inácio, logo após a final de Roma. O técnico português treina actualmente os angolanos do Inter de Luanda e orientou Guardiola em 2003/04.

Já nessa altura, um dos mais fiéis discípulos do holandês Johan Cruyff defendia o futebol espectáculo. "Nunca me disse que queria ser treinador, mas via nele grandes qualidades. Lembro-me que dizia aos colegas para não prenderem a bola no meio-campo e defendia que o futebol era bonito no passe. Esse é o princípio de jogo do actual Barcelona, o passe em movimento".

Já em final de carreira, Guardiola gostava de jogar golfe durante o dia, um desporto que exige níveis de concentração elevadíssimos. À noite, punha a conversa em dia com Inácio, recordando os jogos que disputou com Luís Figo no Barcelona: "Tem um respeito e um carinho muito grande pelo Figo, como alguém que o marcou profundamente. Até se emocionava a falar dele".

Ao derrotar o Manchester United, Guardiola passou a ser o sexto desportista da história a ganhar a principal competição europeia de clubes como jogador (1991/92) e como treinador. Na lista, fazem parte Johan Cruyff, Miguel Muñoz, Frank Rijkaard, Carlo Ancelotti e Giovanni Trapattoni. Cruyff, Rijkaard conseguiram-no como técnicos do Barça.

Outras Notícias