Automobilismo

Guilherme Oliveira conduz sonho luso na F4 espanhola

Guilherme Oliveira conduz sonho luso na F4 espanhola

Portugal vai ter mais um representante ao mais alto nível numa categoria de monolugares. Guilherme Oliveira, de 16 anos, natural de Vila Nova de Gaia, vai integrar o Campeonato Espanhol de Fórmula 4, com a FA Racing Team by Drivex, equipa de Fernando Alonso, que venceu esta competição em 2019 com Franco Colapinto ao volante.

Entre títulos nacionais, troféus em Espanha e ainda presenças prestigiantes nos campeonatos internacionais, o piloto gaiense deu nas vistas e iniciou, em 2020, testes de preparação na Fórmula 4, disputando uma corrida, onde foi quarto classificado em estreia na categoria. Com 15 troféus oficiais num espaço de cinco épocas, a ascensão de Guilherme de Oliveira no mundo do desporto motorizado não passou despercebida, com o piloto a receber propostas de praticamente todas as equipas que disputam a F4 espanhola.

A escolha da Synergy Driver Performance, empresa fundada por Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes que gere a carreira de Guilherme Oliveira, recaiu na FA Racing Team by Drivex, equipa de Fernando Alonso. Para Duarte Félix da Costa, "é um prazer apoiar o Guilherme na ascensão aos monolugares". "Pelo que conquistou no karting e pelo que vimos dele nos testes de Fórmula 4, tem o talento e a determinação para vingar", referiu. Já Miguel Angel de Castro, proprietário da equipa Drivex, revelou que o "namoro com o Guilherme começou no ano passado" e que tanto ele como Fernando Alonso identificaram "de imediato como uma prioridade" a ontratação do piloto luso.

O Campeonato Espanhol de F4 2021 está programado para sete jornadas, cada uma com três corridas, com início em abril e final em novembro. O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, acolhe uma prova, entre 9 e 11 de julho.

Em nome do ídolo

Para Guilherme Oliveira, o salto para a Fórmula 4 é a concretização de um sonho. Ainda para mais tendo como "tutor" o bi-campeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso. "Nos últimos anos tenho trabalhado arduamente e conseguido bons resultados no karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a F4. O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o n.º 14 por inspiração dele", disse. Para o jovem gaiense, o campeonato de Fórmula 4 espanhol possui "um nível muito interessante" e as expetativas são as melhores. "Quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG