FCP

Hulk de regresso ao Porto

Hulk de regresso ao Porto

Hulk chega esta sexta-feira a Portugal para assinar um contrato de quatro ou cinco épocas com o F. C. Porto. Será a segunda experiência do avançado brasileiro em solo lusitano, depois de ter jogado nos juniores do Vilanovense.

"Ele está muito contente". É desta forma simples que o pai de Givanildo Vieira de Souza expressa, ao JN, a alegria do filho pela transferência para o F. C. Porto. O futebol está no sangue da família, Djovan, o pai, até foi artilheiro do campeonato amador da Paraíba.

Já nos tempos de criança Givanildo era conhecido por Hulk "por adorar o herói dos desenhos animados" e também por causa da sua personalidade vincada: "Era forte fisicamente, enfrentava as brigas de crianças e não tinha medo de ninguém".


Mas Hulk já conhece a cidade do Porto, o que pode facilitar a sua adaptação. Proveniente de Campina Grande, pela mão de Nélson Almeida, então presidente do Vilanovense, entrou para o clube de Vila Nova de Gaia, em 2001, então com 15 anos. Cedo deu nas vistas, por isso, ainda juvenil (16 anos), foi integrado nos juniores, durante uma época e sagrou-se o melhor marcador.

Era conhecido por "Ruca" e partilhou uma habitação com Nélson (Benfica). No fim da temporada, sem tutor e com Nélson Almeida de saída, foi para o São Paulo. Agora, os gaienses estudam a hipótese de receber direitos pela formação do avançado.

Hulk é um avançado móvel e que já actuou em outras posições. "Começou por ser defesa esquerdo, foi médio e acabou como segundo avançado. É um jogador móvel e que remata bem", explica Singval Vieira, director do Vitória da Bahia, clube que lucrou 400 mil euros quando o atleta se transferiu para o Kawasaki, do Japão, em 2005. Em terras nipónicas, sentiu o choque de uma cultura conservadora, sobretudo no relacionamento com os treinadores e isso valeu-lhe alguns problemas no Tokyo Verdy, o seu último clube.
 
Hoje, será um dia muito especial para Givanildo Vieira de Souza, que faz 22 anos e cumpre o velho sonho de jogar num clube europeu. É aguardado pela manhã na cidade do Porto, onde irá fazer os habituais exames médicos e assinar contrato de quatro ou cinco épocas. Amanhã, será uma das atracções na festa de apresentação do plantel à massa associativa no jogo com o Celtic de Glasgow. Hulk é um futebolista de quem os portistas depositam grandes esperanças por ser um avançado explosivo, finalizador e com um pé esquerdo potente. É exímio a marcar livres directos.

Quaresma já treina

Quanto a Quaresma, ainda não há acordo com o Inter e o avançado foi reintegrado nos treinos. De manhã, à entrada para a sessão, surgiu à cabeça do plantel, ao lado de Jesualdo. Após falar com o técnico, fez o aquecimento junto a Pedro Emanuel. Sem acordo para a transferência, Quaresma deve ser apresentado, amanhã, aos sócios.