Desporto

Alemães reduzem adeptos do Benfica a menos metade

Alemães reduzem adeptos do Benfica a menos metade

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo um estudo da SPORT+MARKT, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O estudo da empresa de estudos de marketing alemã, dedicado à época de 2008/09, a que a Agência Lusa teve acesso, calcula que apenas 4,7 milhões de portugueses entre os 15 e os 69 anos responder ser "interessados" ou "muito interessados", ou seja, menos de metade da população portuguesa.

Segundo dados de um estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em Março de 2006, o Benfica reunia mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal, mais de 5,5 milhões na Europa e mais de 14 milhões no Mundo.

Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT indica que apenas 61,43 por cento, cerca de 4,699 milhões de portugueses, revelaram ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão.

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), segundo classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, terceiro luso (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9.600 mil adeptos da modalidade, de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os "encarnados" detêm 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no 'ranking" europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no "velho continente", e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

 Confrontada com a disparidade no número de adeptos apresentado pelo estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades e o da SPORT+MARKT, a gestora de relações públicas internacionais da SPORT+MARKT sublinhou "apenas responder pelo número de adeptos na Europa".

 "Desconheço a quantidade de apoiantes de clubes portugueses na Ásia, América e até em África", disse à Lusa Julia Kunkel, garantindo que apenas os "três grandes" constam da lista dos 100 clubes mais populares da Europa.

A relações públicas admitiu ser "muito difícil um clube português conseguir impor-se num 'ranking' como este", justificando que "Portugal é um país pequeno, com apenas 4,7 milhões de adeptos interessados por futebol, o que acaba por ser um número baixo, comparativamente, por exemplo, com a Rússia, que tem 57,3 milhões".

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinha Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos, a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), segundo e terceiro classificado, respectivamente.

ver mais vídeos