Futebol

Árbitro perseguido e agredido na final do Campeonato Nacional Universitário

Árbitro perseguido e agredido na final do Campeonato Nacional Universitário

A final do Campeonato Nacional Universitário, disputada, sexta-feira em Aveiro, pelas equipas da Associação Académica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, não terminou da melhor forma.

No final do encontro, que terminou com uma vitória da Associação Académica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o árbitro foi muito contestado e a equipa transmontana perseguiu o juiz, quando este se encaminhava para o túnel. O árbitro terá mesmo sido agredido.

Duarte Gomes, ex-árbitro internacional, utilizou as redes sociais para partilhar as imagens desse momento e deixou um recado a António Fontainhas, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

"O Sr. Reitor da UTAD, Doutor António Fontainhas Fernandes, seguramente não deixará que estas imagens, uma vergonha para o desporto, passem impunes", escreveu.

O FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) já emitiu um comunicado no qual "lamenta veementemente" o episódio.

Eis o comunicado na íntegra

Tendo em conta os mais recentes acontecimentos, a Federação Académica do Desporto Universitário vem por este meio comunicar que:

1 - Registaram-se na Sexta-feira, 20 de abril, episódios de violência contra a equipa de arbitragem na final de futebol dos Campeonatos Nacionais Universitários - Aveiro 2018, que atentam contra todos os valores da ética desportiva e dos valores do desporto.

2 - A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) lamenta veementemente estes episódios e condena os atos que se registaram ontem, e está totalmente disponível para ceder todos os elementos necessários no âmbito de investigações judiciais e/ou policiais, bem como aos órgãos internos de disciplina.

3 - Tendo em conta estes acontecimentos, a FADU pondera suspender a modalidade de futebol 11 na égide do Desporto Universitário, por forma a salvaguardar os valores da ética desportiva e do fair-play, que são uma imagem de marca dos estudantes-atletas.

4 - A FADU quer ainda destacar o clima de sã convivência que se tem registado em todos os eventos desportivos destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, o momento alto do Desporto Universitário português.

António Fontainha Fernandes, através de um comunicado, também já reagiu ao sucedido.

ver mais vídeos