Futebol

As reações à conquista da quinta bola de ouro de Cristiano Ronaldo

As reações à conquista da quinta bola de ouro de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo conquistou, esta quinta-feira, a bola de ouro pela quinta vez na carreira e as reações não se fizeram esperar.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol

"A conquista da quinta Bola de Ouro por Cristiano Ronaldo é ilustrativa de todo o legado que o capitão da seleção nacional construiu, à base do seu talento, inteligência e superação, ao longo de mais de uma década de sucessos individuais e coletivos inigualáveis na história do futebol português", disse.

Para o líder federativo, há algo mais importante em mais esta conquista de Ronaldo, que "pela sua generosidade, valores e caráter, é um modelo a seguir pelas gerações mais novas e um orgulho incomparável para Portugal".

Fernando Gomes considera que o futebolista do Real Madrid "é o melhor do mundo desde 2008, ano em que conquistou pela primeira vez o galardão da prestigiada revista France Football", considerando que o quinto galardão é prova da "maturidade de um grande português e um grande ser humano".

"A sua dedicação, o seu esforço, o seu profissionalismo permitiram-lhe não só chegar ao topo, mas por lá ficar durante muitos anos", referiu.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

"Parabéns, Cristiano. Parabéns Portugal (...) Sentimo-nos todos muito honrados com mais este momento de sucesso, que premeia o mais talentoso desportista português da atualidade e um dos melhores de sempre à escala mundial. Já quase não há palavras para saudar as conquistas de Cristiano Ronaldo. A sua capacidade de se manter no topo do mundo é ímpar", felicitou.

Governo da Madeira

"Quero em nome do Governo Regional da Madeira expressar os mais sinceros parabéns ao madeirense Cristiano Ronaldo pela conquista de mais uma Bola de Ouro", escreveu, em nota divulgada no Funchal, o presidente do governo regional da Madeira, de onde o português é natural.

Miguel Albuquerque desejou ainda ao jogador "que muitos outros êxitos se sucedam, para enorme contentamento" de madeirenses e porto-santenses, concluindo que todos acompanham "com muito orgulho tão brilhante carreira".

Também o representante da República na Madeira, Ireneu Barreto, felicitou Cristiano Ronaldo pela conquista deste troféu conferido pela revista "France Football".

Na opinião do representante da República, "Este prémio vem uma vez mais reconhecer as qualidades únicas de um Homem que, conjugando um enorme talento com força de vontade, determinação, coragem e persistência, se tornou uma referência para todos e, sobretudo, para as camadas mais novas", afirmou o juiz conselheiro, também em nota divulgada na região.

Florentino Pérez, Presidente do Real Madrid

"É o reconhecimento que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. Para mim, é o jogador mais completo depois de Alfredo Di Stefano, o herdeiro de Alfredo", disse Florentino Pérez, durante a cerimónia de entrega da Bola de Ouro.

O presidente da equipa madrilena garantiu que Ronaldo encarna todos os valores do Real Madrid, nomeadamente "o esforço, o respeito, o trabalho de equipa, a solidariedade". Pérez destacou ainda a "história de amor eterno" entre a Bola de Ouro e os jogadores do clube, treinado pelo vencedor do galardão em 1998, o francês Zinédine Zidane.

Governo

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, felicitou o futebolista português pela conquista da sua quinta Bola de Ouro, "mais um motivo de orgulho para o país".

"Mais um reconhecimento e um prémio para Cristiano Ronaldo. Mais um motivo de orgulho para o país e por isso em meu nome e em nome do Governo, naturalmente que temos de cumprimentar e acrescentar alguma dificuldade que começa a haver para elogiar todos estes feitos do Cristiano Ronaldo", disse, em mensagem gravada.

"É um fenómeno, um orgulho para o país. É alguém que permanentemente se supera e continua a levar-nos todos entusiasmadamente a apoiá-lo e enquanto país de termos este sentimento de uma alegria imensa", declarou o governante.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"Felicito Cristiano Ronaldo pela conquista da sua quinta Bola de Ouro. Este merecidíssimo prémio é de novo o reconhecimento do enorme mérito, mas também do talento e trabalho intenso do 'nosso' Ronaldo, que tantas alegrias tem dado aos Portugueses", pode ler-se na mensagem deixada na página oficial da Presidência.

Fernando Santos, Selecionador Nacional

"Parece-me de elementar justiça, sobretudo por tudo o que tem feito e pela época que teve. As palavras ficam sempre muito curtas para falar de Cristiano Ronaldo. É simplesmente o melhor. Esta definição traduz naturalmente o que todos os portugueses sentem. Manifesto o meu grande orgulho enquanto selecionador nacional por tudo o que tem feito e pelo contributo que dá ao futebol português", referiu.