Desporto

Atletas portuguesas entre as dez primeiras nos 20 km marcha

Atletas portuguesas entre as dez primeiras nos 20 km marcha

Portugal conseguiu, esta quarta-feira, na Coreia do Sul, uma das melhores participações de sempre nos Mundiais de Atletismo com as atletas Susana Feitor, Ana Cabecinha e Inês Henriques entre as dez primeiras classificadas nos 20 km marcha. Prova foi dominada pelo "grupo das russas e chinesas".

Susana Feitor foi a primeira portuguesa a cortar a meta, em sexto lugar, seguida de Ana Cabecinha, em sétimo, ambas a cumprirem a prova abaixo de uma hora e 32 minutos, e Inês Henriques terminou na décima posição.

O treinador de Ana Cabecinha, Paulo Murta, disse no final da prova em declarações à Agência Lusa que "todas elas superaram as expectativas (da equipa)" que era ficarem entre as 16 primeiras, recordou. "Foi uma prova dura (...), em que revelaram garra e luta", realçou o treinador ao constatar que o "grupo das russas e chinesas foi estupendo, sempre a atacar".

A atleta russa Olga Kaniskina, campeã olímpica, consagrou-se tri-campeã do mundo nos 20 km marcha ao cumprir a prova em 1.29.42.

O pódio ficou completo com a chinesa Liu Hong, que levou a medalha de prata ao cumprir os 20 km marcha em 1.30.00 depois de ter ultrapassado no penúltimo quilómetro a russa Anisya Kirdyapkina, que conseguiu uma marca de 1.30.12, terminando em terceiro lugar com a medalha de bronze.

Kaniskina, que arrecadou a medalha de ouro nos Olímpicos de 2008 em Pequim, foi campeã da Europa em 2010 em Barcelona e garantiu o terceiro título consecutivo de campeã do mundo.

Conteúdo Patrocinado