Desporto

Azarenka arrasa Sharapova na final do Open da Austrália

Azarenka arrasa Sharapova na final do Open da Austrália

A tenista bielorrussa Victoria Azarenka "arrasou", este sábado, a russa Maria Sharapova na final do Open da Austrália, conquistando o seu primeiro Grand Slam e a liderança do "ranking" Mundial feminino, em dois "sets", por 6-3 e 6-0.

Em Melbourne, na estreia em finais no "Grand Slam", Azarenka, de 22 anos, apesar do nervosismo inicial, venceu o encontro em 1.22 horas e garantiu a subida ao primeiro lugar do "ranking" WTA, na segunda-feira, sucedendo à dinamarquesa Caroline Wozniacki.

A bielorrussa, terceira cabeça de série do torneio, permitiu que Sharapova, quarta favorita, se adiantasse no primeiro "set" (2-0) e chegou a sofrer um 0-30 no terceiro jogo, mas conseguiu encetar a reviravolta em 46 minutos.

A viragem no encontro ficou ainda mais acentuada no segundo "set", que começou com Azarenka a quebrar o serviço de Sharapova, que não conseguia contrariar o domínio, e terminou com um demolidor 6-0, após 36 minutos.

Sharapova, de 24 anos, que já venceu em Melbourne, em 2008, Wimbledon, em 2004, e o Open dos Estados Unidos, em 2006, ainda persegue o seu quarto triunfo num "Grand Slam", desde que foi afectada por uma lesão no ombro direito.

Já Azarenka segue invencível em 2012 -- antes tinha ganho o torneio de Sydney frente à chinesa Na Li --, tendo afastado a belga Kim Clijsters, que defendia o título de 2011, nas meias-finais do "Grand Slam" australiano.