Desporto

Benfica garante terceiro lugar

Benfica garante terceiro lugar

Braga e Nacional discutem o quarto lugar na última jornada, com deslocações ao Dragão e Alvalade, respectivamente.

O Benfica garantiu definitivamente a terceira posição da Liga de futebol, ao bater o Sporting de Braga, por 3-1, na 29ª e penúltima jornada, e terminou com uma série de cinco anos sem vencer na cidade minhota.

Os "encarnados" aproveitaram uma entrada em campo desastrosa do Sporting de Braga, com muito erros defensivos, para facturarem aos sete e 13 minutos, através de Cardozo e Di Maria, respectivamente.

O clube da Luz ampliou a vantagem na segunda parte, por Urreta (47) e os brancarenses só conseguiram ripostar no final da partida, com Luís Aguiar (90) a marcar através de grande penalidade, num encontro que o técnico Quique Flores e o médio Yedba foram expulsos.

Com este triunfo, o Benfica vai terminar a temporada 2008/09 na terceira posição, enquanto o Sporting de Braga, que hoje caiu ao quinto lugar, ainda tem esperanças de "roubar" a quarta posição ao Nacional.

  Os madeirenses "vingaram-se" da eliminação sofrida nas meias-finais da Taça de Portugal e bateram o Paços de Ferreira por 1-0, graças a um tento solitário do brasileiro Cléber, aos 83 minutos.

Na última jornada, o Nacional necessita de um ponto na deslocação ao terreno do Sporting, enquanto o Braga está a obrigado a vencer o FC Porto, no Estádio do Dragão, e esperar que os madeirenses percam em Alvalade, tendo vantagem em caso de igualdade pontual.

No sábado, o tetracampeão nacional FC Porto goleou o Trofense, por 4-1, que assim passou a segurar a "lanterna vermelha".

Rio Ave (27 pontos), Vitória de Setúbal (25), Belenenses (24 pontos) e Trofense (23) adiaram para a última jornada as decisões, acabando a Naval, apesar de ter perdido com a Académica (3-1), garantido a permanência. 

O Sporting, cumprindo os serviços mínimos, venceu o Marítimo, por 2-1, no Funchal, mantendo a mesma distância de seis pontos para o FC Porto, enquanto o Estrela da Amadora venceu o Vitória de Guimarães, por 1-0.

As atenções da Liga estão agora viradas para os jogos da última jornada que envolvem os candidatos a despromovidos: o Trofense joga em Paços de Ferreira, o Belenenses na Luz, frente ao Benfica, o Vitória de Setúbal na Figueira da Foz, com a já tranquila Naval 1º de Maio, e o Rio Ave recebe o Estrela da Amadora.

ver mais vídeos