Andebol

Benfica vence F. C. Porto em andebol

Benfica vence F. C. Porto em andebol

O lateral-direito Belone Moreira, ao concretizar 10 golos, guiou este sábado o Benfica a um triunfo por 34-27 sobre o F. C. Porto, em partida da quarta jornada da fase final do Nacional de andebol, na Luz, em Lisboa.

O sucesso mantém a turma da Luz na perseguição ao líder Sporting na luta pela conquista do título, numa altura em que faltam seis jornadas para terminar o campeonato. Com este desaire, os dragões ficaram a seis pontos dos leões (44 contra 50) e o Benfica a quatro.

O início de jogo foi vertiginoso e espetacular, com o Benfica a procurar acelerar o ritmo e o F. C. Porto a jogar, preferencialmente, em ataque organizado para ultrapassar o sistema defensivo 5x1 e 4x2 dos 'encarnados'.

As águias impuseram sempre a sua maior rapidez, impulsionadas pela magnífica capacidade de passe de Belone Moreira e Pedro Seabra, andebolistas capazes de inventarem espaços para remates à baliza defendida por Alfredo Quintana.

O clássico aqueceu nos últimos minutos da primeira parte. O pivot Paulo Moreno, do Benfica, foi expulso após falta ('gravata') sobre Miguel Martins.

Mas o Benfica foi mais resiliente e eficaz nesta fase do jogo, tendo sido muito bem impulsionado pelo lateral-direito Belone Moreira, o melhor marcador do jogo e principal agitador das 'águias' até ao intervalo, contribuindo com cinco golos para a vantagem então registada (18-15).

O Benfica iniciou a segunda parte a jogar sem guarda-redes devido à expulsão de Paulo Moreno. Uma situação de risco assumida pelo treinador Carlos Resende.

Miguel Espinha, guarda-redes que entrou na segunda parte para render o titular Hugo Figueira, brilhou na defesa da baliza benfiquista.

Aliás, os andebolistas da Luz estiveram bastante empenhados e eficazes a defender, provocando muitos problemas na organização do ataque portista, pouco criativo e ineficaz no ataque às redes contrárias.

ver mais vídeos