Desporto

Campeão olímpico de natação Sun Yang banido por três meses por "doping"

Campeão olímpico de natação Sun Yang banido por três meses por "doping"

O campeão olímpico de natação Sun Yang, estrela do desporto da China, testou positivo numa análise anti "doping" em maio e foi banido por três meses, anunciou a agência Xinhua.

A suspensão foi imposta em julho após um teste positivo ao estimulante trimetazidina, indicou a agência oficial chinesa, citando a Agência Antidopagem da China (CHINADA).

Sun Yang, de apenas 21 anos, completou os Jogos Asiáticos em setembro, tendo conquistado o ouro nos 1500 e nos 400 metros livres e nas estafetas 4x100.

A Xinhua não explica por que razão o teste positivo só é conhecido agora e como é que o atleta foi capaz de participar nos jogos de Incheon.

A Trimetazidina foi adicionada à lista de produtos banidos pela Agência Mundial Antidopagem em janeiro deste ano, de acordo com a Xinhua.

Sun Yang indicou ter usado por razões médicas e não estar a par da sua inclusão na lista, de acordo com a agência oficial chinesa.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Sun Yang conquistou o ouro nos 400 e nos 1500 metros livres, tendo também vencido cinco campeonatos mundiais, mas tem enfrentado várias conversas durante a sua carreira desportiva.

ver mais vídeos