Desporto

Chelsea é campeão europeu

Chelsea é campeão europeu

O Chelsea conquistou este sábado à noite a Liga dos Campeões 2011/12, depois de vencer, no desempate por grandes penalidades, o Bayern de Munique por 4-3, após igualdade a uma bola ao fim de 120 minutos.

Pedro Proença foi o árbitro da final e teve um jogo bem conseguido, sem erros de maior, com destaque para um golo bem anulado ao Bayern, por fora-de-jogo milimétrico de Ribéry, e para uma grande penalidade bem assinalada, já no prolongamento, a favor da equipa alemã.

Jogando com uma equipa desfalcada, sem os castigados Terry, Ivanovic, Ramires e Raul Meireles, e com Bosingwa no onze, o Chelsea optou sempre por uma postura cautelosa, mantendo-se fiel ao estilo com que eliminou o Barcelona nas meias-finais.

O Bayern procurou o golo desde o primeiro minuto de jogo, criou oportunidades mais do que suficientes, mas os adeptos da casa só festejariam aos 83 minutos, quando um cabeceamento de cima para baixo de Thomas Muller apanhou Petr Cech desprevenido e resultou no 1-0.

Parecia que estava feita justiça, mas quem tem Didier Drogba arrisca-se a ter tudo. Aos 88 minutos e no primeiro pontapé de canto que teve em todo o jogo - contra 16 do Bayern -, o Chelsea chegou ao empate, graças a um grande remate de cabeça do avançado costa-marfinense e a uma ligeira desatenção de Manuel Neuer.

A decisão ficava adiada para o prolongamento, com os germânicos a terem uma oportunidade de ouro para o 2-1 logo no arranque, mas Robben não aproveitou a grande penalidade e permitiu a defesa ao antigo companheiro de equipa Petr Cech.

Tudo para decidir, então, no desempate por grandes penalidades, onde começou por brilhar Manuel Neuer, a defender o primeiro penálti, batido por Mata. Os ingleses pareciam caminhar para a repetição da final de 2008 - perdida para o Manchester United precisamente nas grandes penalidades -, mas Cech defendeu o remate de Olic e viu Schweinsteiger atirar ao poste. O Chelsea de Roman Abramovich é, finalmente, campeão europeu e o Bayern sofreu a suprema desilusão de perder uma final em casa.

Com o sucesso do Chelsea, sorri também o Braga que, assim, ganha o direito a entrar apenas no "play-off" de acesso à Champions 2012/13 e não na terceira pré-eliminatória como aconteceria caso o Bayern tivesse conquistado o troféu.

ver mais vídeos