Desporto

Deco e Raul apoiam candidatura de Figo à presidência da FIFA

Deco e Raul apoiam candidatura de Figo à presidência da FIFA

Os ex-futebolistas Deco e Raul manifestaram, esta sexta-feira, apoio a Luís Figo na corrida à presidência da FIFA, defendendo que trará ideias novas ao futebol.

"Fico feliz com a decisão do Luís [Figo] de candidatar-se a presidente da FIFA. Acredito que o momento é de mudança. Vai ser uma batalha dura, mas o Luís Figo está habituado a desafios exigentes. Seria uma boa notícia para o futebol a sua eleição", sustentou Deco.

Além do antigo colega na seleção portuguesa de futebol, do qual Figo é recordista de internacionalizações, com 127 presenças pela 'equipa das quinas', também o Raul, com quem jogou no Real Madrid durante cinco épocas, elogiou o antigo médio, designado melhor futebolista mundial em 2000.

"Um jogador com o passado que o Figo tem, repleto de glória e reconhecimento, só pode ser benéfico para o futebol. A sua candidatura é uma grande notícia. Tenho a certeza que contribuirá para o debate e trará ideias novas que servirão para melhorar o futebol. Estou com ele", disse o espanhol.

O árbitro internacional Pedro Proença, que anunciou recentemente o fim carreira, também manifestou apoio à candidatura, considerando que "como homem, jogador e embaixador da seleção nacional e do futebol português, Luís Figo sempre deu provas do seu carácter e profissionalismo".

"A iniciativa de se candidatar a presidência da FIFA, promovendo uma renovação de ideias e valores, num projeto que visa elevar o desporto rei a um patamar de excelência, merece o envolvimento de todos, por isso, eu apoio a candidatura", informou Pedro Proença.

Além de Figo, concorrem às eleições da FIFA mais quatro candidatos: o suíço Joseph Blatter, atual presidente, Michael van Praag, presidente da federação holandesa, o francês Jérôme Champagne, antigo dirigente do organismo, e o príncipe Ali bin Al Hussein da Jordânia, vice-presidente da FIFA.

As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias do congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.