dia histórico para o f. c. porto

Dragão Caixa é inaugurado esta quinta-feira

Dragão Caixa é inaugurado esta quinta-feira

Transforma-se, esta quinta-feira à noite, em realidade mais um sonho dos adeptos do F. C. Porto, com a inauguração oficial do Dragão Caixa, o novo pavilhão do clube azul e branco, localizado mesmo ao lado do Estádio do Dragão.

Exactamente 27 anos depois de ter assumido pela primeira vez a presidência do emblema portista, a 23 de Abril de 1982, Pinto da Costa inaugurará o recinto com a pompa e circunstâncias habituais, numa cerimónia que não será aberta ao público, com início marcado para as 21.30 horas.

O pavilhão servirá de palco aos jogos das três modalidades colectivas dos dragões (hóquei em patins, andebol e basquetebol), e pode, igualmente, acolher outros eventos de cariz desportivo e cultural, tendo sido construído através de uma parceria estratégica entre o F. C. Porto e a Caixa Geral de Depósitos. Orçamentado em 11,7 milhões de euros, o Dragão Caixa tem capacidade para 2007 lugares sentados (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para a comunicação social) e é considerado mais um arrojo arquitectónico de Manuel Salgado, sobretudo por estar assente em pilares e por se organizar em três pisos diferentes: a arena onde fica situado o campo de jogo, as bancadas destinadas aos adeptos e a estrutura que albergará os serviços administrativos.

O recinto começou a ser construído há apenas 19 meses, em Setembro de 2007, num vazio urbano de 8300 metros quadrados, tendo uma forma rectangular com as extremidades ovais, e distinguindo-se pela modernidade, versatilidade, qualidade e aproveitamento do espaço.

Pinto da Costa revelou, durante uma conferência de Imprensa realizada no sábado passado, que está prevista a realização, já nas próximas semanas, de jogos dos "play-offs" desta época dos campeonatos de andebol, hóquei em patins e basquetebol no Dragão Caixa, pelo que não deverão faltar muitos dias para que a bola comece a saltar no recinto. O dia da inauguração em competição ainda não está totalmente definido, mas tudo indica que seja o andebol a primeira modalidade a entrar em acção no novíssimo pavilhão, provavelmente nas meias-finais do campeonato.

ver mais vídeos