Desporto

Erro no site da Liga deu Benfica a vencer F.C. Porto (3-2) "durante 30 segundos"

Erro no site da Liga deu Benfica a vencer F.C. Porto (3-2) "durante 30 segundos"

O "match center" da Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou golo um remate de Cardozo que Helton defendeu para canto, e deu como resultado final a vitória do Benfica, por 3-2. Pinto da Costa viu e não gostou. Liga exige que empresa que processa os dados assuma responsabilidades e a "wTVision" explica como aconteceu o erro.

O sistema da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de Futebol, entidade que gere os campeonatos profissionais de futebol, que faz o acompanhamento online dos jogos de futebol atribuiu ao Benfica a vitória, 3-2, no encontro com o F. C. Porto, que terminou empatado, 2-2.

"O resultado não foi o que a Liga queria que tivesse acontecido porque no site estava 3-2 para o Benfica", disse Pinto da Costa, mostrando o telemóvel aos jornalistas, ao falar na zona mista, após o encontro na Luz.

"Se calhar era o que estava previsto, mas felizmente isso não aconteceu. Vamos continuar a lutar contra todos", disse Pinto da Costa.

O erro foi entretanto corrigido e o resultado final alterado para 2-2. Entretanto, a LPFP pediu desculpas ao F. C. Porto e exigiu à empresa wTVision, que assegura a recolha e transmissão em tempo real dos dados estatísticos de todas as competições profissionais, que assuma o erro.

"A LPFP tomou conhecimento desta situação, apurou imediatamente responsabilidades e pediu ao seu fornecedor de estatísticas, a wTVision, que assumisse publicamente todas as responsabilidades com esta falha. Aguardamos uma posição oficial deste fornecedor e apresentamos as nossas desculpas ao FC Porto", disse fonte oficial do organismo à agência Lusa.

A empresa já reagiu, em comunicado, que fez chegar à redação do JN. "Alguns minutos após o fim do jogo e durante a certificação de dados foi alterado por lapso um evento estatístico que teve influência no marcador e que fez o MatchCenter ficar com o resultado errado durante 30 segundos (o site é actualizado de 30 em 30 segundos)", pode ler-se no texto.

"Na tentativa de alterar o evento aos 77 minutos do remate ao poste do Cardozo para remate com destino ao Guarda-Redes este foi incorrectamente inserido em primeira instância, dando origem à modificação do marcador, tendo sido prontamente corrigido, explica o "email", assinado por Nuno Teixeira, "Team Lider" da "wTVision".

"No entanto, e como corria uma actualização no MatchCenter este mostrou o dado errado durante os 30 segundos", explica a empresa, que é "especialista em gráficos em tempo-real e automação de 'playout', atuando no mercado de televisão".

A wTVision, diz no site oficial, tem "como clientes os órgãos de comunicação social, canais de televisão, empresas de produção técnica e conteúdos, assim como clubes desportivos, academias e federações".

ver mais vídeos