Desporto

F. C. Porto comunica decisão da UEFA à CMVM

F. C. Porto comunica decisão da UEFA à CMVM

O F. C. Porto comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que irá participar na próxima edição da Liga dos Campeões, um dia depois de a UEFA ter confirmado a admissão do clube nas competições europeias.

Foi uma curta e objectiva declaração do conselho de administração da SAD portista, ao início da tarde, vincando, precisamente, a informação do organismo que tutela o futebol europeu, cujo título era claro e bastante objectivo: "Admissão do F. C. Porto confirmada".

Os portistas já tinham sido notificados, anteontem, assim como o Benfica e o Vitória de Guimarães, como partes interessadas, e a Federação Portuguesa de Futebol, mas só ontem o clube oficializou a decisão já conhecida pelo elenco da UEFA.

Essencialmente, os responsáveis que tutelam o futebol europeu consideraram que a justiça portuguesa não iria decidir o recurso de Pinto da Costa em tempo útil, situação que pode ser a chave do processo. Sendo assim, como não há uma conclusão definitiva sobre o caso, a UEFA decidiu salvaguardar o clube de prejuízos que podiam ser irreparáveis, ou seja, afastar os portistas das competições europeias, quando ainda não há um desfecho definitivo por parte do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, seria arriscado e prematuro.

O Comité de Apelo também considera que a alínea d), do artigo 1.04, dos regulamentos de admissão, deve ser clarificado, caso a Comité de Disciplina volte a considerar que a decisão de afastar o F. C. Porto é administrativa.