Desporto

F. C. Porto contrata Imbula ao Marselha por 20 milhões de euros

F. C. Porto contrata Imbula ao Marselha por 20 milhões de euros

O F. C. Porto comunicou, oficialmente, a contratação do médio Imbula. Jogador troca Marselha pelo "dragão" por 20 milhões de euros.

O F. C. Porto "chegou a acordo com o Marselha para a aquisição dos direitos desportivos e a totalidade dos direitos económicos do atleta Imbula, por 20 milhões de euros", lê-se no comunicado que os "dragões" enviaram à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

O F. C. Porto celebrou um contrato de cinco épocas com Imbula, válido até 30 de junho de 2020, tendo as partes acordado uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, lê-se, ainda, no comunicado.

Gianelli Imbula, de 22 anos, é um "número 8" franco-congolês muito possante. Tem 1,86 metros de altura e destaca-se por jogar em todo meio-campo e pela capacidade de remate.

"Estou muito contente por ter assinado pelo F. C. Porto. O projecto desportivo seduziu-me. Trata-se de um clube que já conquistou muitos troféus europeus na sua história, que tem um grande equipa, bons jogadores e que espero que seja ainda melhor com o meu contributo", disse Imbula, em declarações ao site oficial do clube.

"Falei com o treinador duas ou três vezes e ele convenceu-me a vir. Disse-me que o estilo de jogo da equipa vai ser conveniente às minhas qualidades. Estou muito contente por estar no F. C. Porto e espero que possamos ganhar muitos títulos", acrescentou Imbula, um esquerdino que tanto pode jogar a 8 como a 10.

O mais caro de sempre em Portugal

Imbula é o jogador mais caro contratado por um clube português. Os 20 milhões investidos, de uma só vez, superam os 19 milhões que o F. C. Porto gastou com Hulk, mas no caso do brasileiro, o investimento foi feito em várias tranches.

No top 5 das aquisições mais caras do futebol português, destaque para os 13,5 milhões investidos pelo Benfica para contratar Salvio ao Atlético de Madrid, em 2013, e 13 milhões por Simão Sabrosa ao Barcelona.

Danilo, que esta época trocou o F. C. Porto pelo Real Madrid por 31 milhões, chegou ao Dragão, em 2012, a troco de 13 milhões. Na lista do mais caros de sempre, destaque, ainda, para Cardozo, que custou 11,6 milhões ao Benfica, em 2007.

ver mais vídeos