Futebol

F. C. Porto foi a 14.ª melhor equipa europeia da primeira década do século

F. C. Porto foi a 14.ª melhor equipa europeia da primeira década do século

O F. C. Porto foi a 14.ª melhor equipa europeia da primeira década do século, revela esta segunda-feira a Federação Internacional da Estatística e História do Futebol, que coloca o Barcelona no cimo de um "top 100".

Nesta classificação, que definiu os melhores clubes europeus da primeira década do século XXI, avaliados entre 2001 e 2010, a equipa portista é a melhor portuguesa, seguida pelo Sporting (26.º), Benfica (44.º) e Sporting de Braga (83.º), entre mais de 1500 clubes da Europa e Israel.

Contribuíram para a classificação do FC Porto (1.873 pontos) os seis campeonatos nacionais conquistados entre os anos referidos, a que se juntam os dois títulos europeus da era de José Mourinho (Taça UEFA e Liga dos Campeões, em 2003 e 2004, respectivamente), uma Taça Intercontinental, cinco taças de Portugal e seis supertaças.

Curiosamente, os portistas estão à frente do Sevilha (18.º classificado), o próximo adversário para a Liga Europa, cuja primeira mão dos 16 avos de final se realiza quinta-feira, no Estádio Sánchez Pizjuan.

O Barcelona amealhou pontos importantes na época passada, ganhando todos os títulos em disputa: Liga dos Campeões, campeonato e taça espanhóis, e supertaças europeia e Mundial de clubes, conseguindo em toda a década 2.550 pontos, mais 27 do que o Manchester United, que liderava até 2009, segundo contas da IFFHS.

A Inglaterra consegue 'meter' quatro equipas nos dez primeiros classificados da lista dos melhores clubes europeus da primeira década do século XXI, seguida pela Itália (3), Espanha (2) e Alemanha (1).