Canoagem

Fernando Pimenta vence ouro em K1 5000

Fernando Pimenta vence ouro em K1 5000

Fernando Pimenta sagrou-se campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorrem em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado o ouro nos 1.000 metros.

Na saída da última curva, Fernando Pimenta acelerou de forma poderosa, não dando hipótese ao dinamarquês René Poulsen, o adversário mais temível, que acabou em segundo lugar, a 1,527 segundos. O espanhol espanhol Javier Hernanz fechou o pódio, a 4,369.

Fernando Pimenta concluiu a prova em 21.42,196 minutos e revalida, assim, o título dos 5.000 metros, repetindo o êxito alcançado em Racice, na República Checa, em 2017, depois de um triunfo difícil por ter de fazer mais de metade da prova na dianteira e sem a colaboração dos opositores, que conseguiram resistir a um primeiro ataque do português.

No final da prova, o canoísta de 29 anos não escondeu a satisfação pela conquista.

"Temos de festejar este título. Esta conquista é para as pessoas que estão aqui e me apoiam no dia-a-dia. O meu treinador disse que conseguia e só tinha de acreditar nele. Foi uma prova nervosa, ninguém queria assumir a liderança. Foi muito especial pelo facto de ser em Portugal, é um fim de semana inesquecível para mim", salientou.

ver mais vídeos