Atletismo

Foto de atleta do Benfica com 17 anos lança dúvidas na Internet

Foto de atleta do Benfica com 17 anos lança dúvidas na Internet

Edward Pingua Zakayo, queniano do Benfica, venceu, no passado domingo, a prova dos 5000 metros Meeting de Rabat da Liga Diamante. Logo após a conquista, as redes sociais inundaram-se de comentários de internautas que questionaram a idade do atleta.

Chama-se Edward Zakayo, tem 17 anos, e é o atleta mais novo no top 10 mundial nos 5000 metros esta temporada.

No passado domingo, o queniano que integra a equipa júnior de cross do Benfica, e que em abril se sagrou Campeão de África Sub-20, venceu os 5000 metros da Liga Diamante, em 13:11.49 minutos, deixando para trás Solomon Berihu, da Etiópia (2.º lugar), e Soufiyan Bouqantar, de Marrocos (3.º lugar).

Depois de Zakayo vencer a prova, as redes sociais inundaram-se de comentários de internautas que, ao verem a fotografia do atleta, questionaram a idade. No site da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o perfil de Zakayo indica que o queniano nasceu a 25 de novembro de 2001 (17 anos).

Não é de agora que a idade de atletas africanos é colocada em causa. Este ano, durante os mundiais de crosse em Aarhus, na Dinamarca, dois atletas de 18 anos da Etiópia, que participaram na prova sub-20, Getnet Yetwale e Dinkalem Ayele, suscitaram o mesmo tipo de dúvidas nas redes sociais, com as suas idades a serem muito questionadas.

Uma situação semelhante aconteceu, no ano passado, com Girmawit Gebrzihair. A atleta etíope foi alvo de comentários sobre os seus 16 anos, depois de ganhar a medalha de bronze nos Mundiais sub-20 da Finlândia.