Desporto

Futebol: Quaresma, o cigano dourado, cumpre finalmente a sua sina

Futebol: Quaresma, o cigano dourado, cumpre finalmente a sua sina

** Sérgio d'Almeida Soares, Agência Lusa **

Porto, 31 Ago (Lusa) - O futebolista internacional português Ricardo Quaresma cumpriu hoje, finalmente, o seu mais recente sonho e tornou-se jogador do Inter de Milão, de José Mourinho, deixando na memória quatro épocas ao mais alto nível no FC Porto.

"Produto" das escolas do Sporting, como tantos outros extremos que deliciam ou deliciaram nos relvados internacionais, como Cristiano Ronaldo, Simão, Nani, Luís Figo ou Paulo Futre, Ricardo Quaresma, a menos de um mês de cumprir 25 anos, parte para Milão com a ambição de tornar-se um dos mais fabulosos e mediáticos jogadores do Mundo.

Dono de uma técnica ímpar e capaz das mais geniais jogadas, entre as quais as célebres "trivelas", Quaresma diz "adeus" ao futebol português, como era seu desejo, deixando o futebol luso privado de mais um dos seus entusiasmantes praticantes, depois das saídas de Ronaldo, Nani, Simão, Deco, Pepe ou Ricardo Carvalho, entre tantos outros seleccionáveis.

Nascido a 26 de Setembro de 1983, em Lisboa, Ricardo Andrade Quaresma Bernardo cedo deu nas vistas no Sporting e na longínqua época 1994/95 conquistou o primeiro título da sua bem recheada galeria de troféus: campeonato nacional de infantis.

Campeão pelo Sporting e vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira em 2001/2002, pela mão do romeno Laszlo Boloni, Quaresma, com três golos em 28 jogos, transformou-se num "mustang" e, embora na época seguinte não tenha conseguido levar o clube de Alvalade ao título, levou os responsáveis do FC Barcelona a ponderaram a sua aquisição.

Quaresma saiu para o Barcelona e Cristiano Ronaldo para o Manchester United e, embora o craque madeirense tenha pegado de estaca no clube inglês, o pequeno cigano não entusiasmou Camp Nou.

Os seis milhões de euros - mais o brasileiro Fábio Rochemback, por empréstimo - deixaram, no entanto, o Sporting satisfeito com a venda, embora não tenham optado por accionar a cláusula de opção quando o FC Barcelona o enviou para o FC Porto, na época seguinte.

Nessa temporada, o então portista Deco já tinha há muito dado nas vistas e assediado pelo "Barca", o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, não vacilou: recebeu Quaresma de braços abertos e ainda 15 milhões de euros para rechear os cofres portistas.

Quaresma passou então a vestir de "azul-e-branco" e, mais maduro, começou em definitivo a tornar-se um dos mais influentes e brilhantes jogadores do futebol português, começando igualmente a ser chamado com mais frequência à selecção nacional.

Pelo FC Porto, Ricardo Quaresma conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e ainda uma Supertaça Intercontinental.

Com 23 internacionalizações "AA" e três golos - a grande surpresa foi a ausência no Mundial2006, quando já era uma dos melhores da Liga -, o novo futebolista do Inter de Milão, por quem Mourinho já suspirava, chega a Itália, disposto a aumentar a sua fama e qualidade. Sobretudo a cimentá-las além fronteiras.

SSS.

Lusa/Fim.

ver mais vídeos