Futebol

Histórico: Portugal conquista Europeu sub-19

Histórico: Portugal conquista Europeu sub-19

A seleção portuguesa de sub-19 venceu, este domingo, a Itália, e conquistou pela primeira vez o Europeu da categoria, em Seinajoki, na Finlândia.

Portugal fez história mais uma vez no mundo do futebol. A Seleção nacional sagrou-se Campeã da Europa de sub-19, ao vencer a Itália, por 4-3, após o prolongamento.

A geração de 1999 volta a conquistar um título europeu, depois de há dois anos ter vencido o Campeonato da Europa de sub-17. Esta é a terceira final que Portugal joga nos europeus de sub-19, após derrotas com Itália (2003), Alemanha (2014) e Inglaterra (2017).

Os pupilos orientados por Hélio Sousa entraram determinados em eliminar os fantasmas do passado e, logo nos minutos iniciais, ameaçaram a baliza italiana.

O domínio português foi recompensado a poucos segundos do intervalo, quando Jota rematou forte e colocou Portugal na frente do marcador, num lance em que Plizarri, guardião italiano, ficou mal na "fotografia".

A segunda parte começou com um ritmo mais baixo, com as duas equipas a procurarem o golo, mas sem oportunidades evidentes como no primeiro tempo. Aos 72 minutos, tudo parecia mais fácil para Portugal. Trincão, que já tinha ameaçado, fez o segundo para a seleção lusa, após uma assistência de Jota.

Mas a vantagem lusa durou pouco tempo. Kean, que tinha entrado após o intervalo, precisou de apenas dois minutos, aos 75 e 76, para colocar tudo empatado.

A partida foi para prolongamento e o festival de golos continuou. Hélio Sousa colocou Nuno Santos no lugar de Domingos Quina, e Trincão saiu para entrar para o seu lugar o avançado Martelo. Mesmo assim, foi Jota quem continuou a brilhar. O jogador do Benfica voltou a dar vantagem aos portugueses, aos 104 minutos, com um grande remate à entrada da área italiana.

Mas a Itália não atirou a toalha ao chão e, logo no início da segunda parte, empatou, por intermédio de Gianluca Scamacca. Quem respondeu de imediato foi Portugal, com Pedro Correia a fazer o 4-3 final para a equipa das "quinas", que já tinha vencido o Torneio Internacional de Juniores em 1961 e os Europeus de sub-18 em 1994 e 1999.

ver mais vídeos